Antes lavar roupa era uma tortura. Depois que inventaram a máquina de lavar, as coisas ficaram mais fáceis. Porém, tanta facilidade também nos fez não prestar muita atenção nas roupas e como conservá-las.
Para que você não perca suas roupas antes do tempo, verifique se está errando ao lavá-las. Veja a seguir alguns erros que as pessoas cometem quando colocam a roupa na máquina para lavar.
Muita gente não pára para ler as informações que estão nas etiquetas das roupas. É a etiqueta que vai dizer para você como sua roupa pode ser higienizada: na máquina, à mão ou somente a seco (na lavanderia).
Muitas roupas encolhem pelo simples fato de não poderem ser molhadas ou ir para a secadora. Essas instruções estão na etiqueta. Também você fica sabendo se otecido aceita ou não alvejante e se pode ser passado a ferro.
Tem muitas pessoas que pegam muita roupa e jogam ao mesmo tempo na máquina para lavar. Porém, lembre-se, você tem que separar as roupas antes de pôr na máquina para lavar. A separação deve ser por cor: claras (branco e tons de “off-white”), escuras e cores vivas (laranja e vermelho, por exemplo).
Separe por etiqueta. E observe quais das roupas podem ser lavadas ao mesmo tempo. Roupas de tecido fino (laváveis em máquina) precisam ir para sacos protetores, o que evita danos, como formação de bolinhas.
Pode ser que dê um pouquinho de trabalho para você separar as roupas, mas sempre pode conservá-las por um bom tempo. O mesmo acontece com as toalhas. Elas só devem ser lavadas após as roupas escuras e coloridas ou bem antes. Toalhas costumam soltar pelinhos que podem ficar grudados nessas peças.
Acumule roupas de uma categoria e sempre use a capacidade cheia da máquina. Peças íntimas, meias podem ser lavadas à mão, sem precisar ligar máquina. Com isso, você economiza energia.
Não exagere na quantidade de sabão que irá colocar na mesa. O excesso de sabão pode desgastar a roupa, desbotar. Levando em conta que também vai interferir no funcionamento da máquina.
Para colocar a quantidade certa de sabão na máquina, leia sempre as instruções indicadas na embalagem do produto.
Lembre-se que o amaciante é para deixar as roupas macias e cheirosas. Mas quando você o usa em excesso, ele causa um efeito contrário: o tecido fica duro. A quantidade correta que você deve colocar na máquina, está indicada na embalagem do produto, que deve ser despejado no compartimento de amaciante, nunca sobre a roupa.
Uma das coisas que você precisa prestar bastante atenção na hora que vai colocar a roupa na máquina é observar o programa que vai usar.
A programação mais longa do que o necessário vai deteriorar a roupa em menos tempo. Usar um programa fraco para peças muito sujas também resultará em uma lavagem insatisfatória.
Para saber a melhor forma para lavar cada roupa, leia o manual de instruções da sua máquina de lavar.
Antes de colocar uma roupa nova para lavar, verifique se ela vai liberar cor na lavagem. Molhe a peça no tanque e observe se a água escorre colorida.
Também funciona molhar um pedaço da bainha da roupa, colocar um tecido branco por baixo e passar com ferro quente. Se o tecido branco manchar, lave a peça separadamente.
Lembre-se, existe um tempo certo para a roupa ficar de molho. O normal são apenas duas horas. Após isso, o sabão não tem mais efeito nos tecidos. Se você deixar a roupa de molho por muito tempo na máquina, microorganismos começam a reagir com a sujeira da água e soltam um cheiro ruim, que pode permanecer na peça mesmo após seca.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…