Os cursos técnicos são excelentes opções de formação, não só para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e buscam por mais qualificação, como também para pessoas mais experientes, sobretudo para aquelas que passaram dos 40 anos.
Depois dos 40 anos, muitos profissionais relatam as dificuldades para conseguir uma oportunidade de trabalho, logo, uma alternativa muito interessante é realizar um curso técnico, que dura em média dois anos, é bem mais rápido para se formar e estão repletos de oportunidades.
Profissionais com formação de nível técnico estão cada vez mais valorizados, a verdade é que neste momento o mercado precisa mais de profissionais técnicos do que de fato se formam por ano no país.
O principal motivo para a dependência do mercado de trabalho para profissionais de nível técnico é porque os profissionais se formam e cursos direcionados para a demanda do mercado, é um curso que traz conhecimento prático e específico que vem sendo cada vez mais buscado.
Segundo pesquisa da empresa de consultoria ManpowerGroup, profissionais que concluem cursos técnicos têm um salário entre 30 e 40% superior aos trabalhadores que possuem apenas o ensino médio.
Diante das possibilidades oferecidas para profissionais, vamos trazer 8 cursos técnicos para conseguir emprego e bom salário, especialmente para quem passou dos 40 anos e começa a encontrar resistência do mercado com sua idade.
O curso técnico de enfermagem tem duração de 18 a 24 meses e é ideal para quem tem interesse pelo cuidado e bem-estar das pessoas. É um curso que sem dúvidas ignora completamente a questão da idade, especialmente pela demanda de profissionais no país.
O técnico em segurança do trabalho é o profissional responsável por planejar, executar e avaliar as atividades de segurança do trabalho, com objetivo principal de prevenir acidentes no ambiente de trabalho, garantindo a saúde e bem-estar dos trabalhadores. A duração média desse curso é de 18 a 24 meses.
O profissional formado em técnico em radiologia trabalha operando equipamentos de diagnóstico por imagem. Sua duração é de 18 a 24 meses, e assim como as demais, a idade não é uma barreira para conseguir bons empregos e oportunidades.
O técnico em eletrônica trabalha com o desenvolvimento e reparo de dispositivos eletrônicos, uma habilidade em extrema demanda no mercado de trabalho cada vez mais tecnológico. Sua duração varia de 18 a 24 meses, e existem inúmeras oportunidades de trabalho.
O profissional técnico em contabilidade trabalha com a classificação, registro e análise de documentos financeiros, elaborando relatórios contábeis, apuração de impostos, controle de contas a pagar e receber entre outros, uma área super em alta que leva até 24 meses para formação.
O técnico em farmácia desenvolve habilidades para manipulação de medicamentos e cosméticos, realizar controle e qualidade de produtos, atendimento ao cliente, administração de farmácias entre outros. A duração média desse curso é de 18 meses.
O profissional formado em técnico em logística está preparado para coordenar processos de armazenamento, distribuição, transporte e processamento de itens e pedidos. É uma área super em alta e que não costuma focar em idade. A duração média do curso é de 18 meses e são muitas as oportunidades.
O técnico em mecatrônica fica responsável por projetos, instalações e operações de equipamentos automatizados e robotizados, é um profissional diretamente ligado a processos da Indústria 4.0. Esse é um campo muito promissor para profissionais de todas as idades, e sua duração varia de 18 a 24 meses.
Quando o trabalhador precisa se recolocar no mercado de trabalho, fazer um curso técnico após os 40 anos costuma ser uma excelente alternativa. A verdade é que muitas pessoas chegam aos 40 anos somente com o ensino médio, e realmente acaba ficando mais difícil encontrar empregos.
Dessa maneira, focar em um curso técnico que justamente atende às demandas do mercado garantirá muitas oportunidades de trabalho e valorização mesmo para profissionais que passaram dos 40 anos.
Enquanto costumamos ver a idade como uma barreira para contratação, normalmente os profissionais formados em cursos técnicos costumam não passar por tantas barreiras assim, justamente pela alta demanda, bem como pelos cursos técnicos terem formações específicas para atender necessidades das organizações.
Outra vantagem dos cursos técnicos é sua duração, que é bem mais rápida do que uma faculdade, além de ser mais barato do que pagar a mensalidade de um curso de nível superior.
Em 2030, que tipo de emprego você terá? Antes de responder essa questão, aqui vai…
Existem diversos empregos que são diferentes dos habituais, mas que pagam bem, por este motivo…
As universidades são centros de conhecimento e inovação que moldaram a história e o desenvolvimento…
Escrever uma redação impecável é essencial para se destacar em concursos. Ela pode ser a…
Os homens sempre acham que são os mais inteligentes do planeta. Porém, as mulheres podem…
Existem muitas maneiras comprovadas que podem te ajudar a aumentar seu foco e te tornar…