Dentre todas as fobias existentes, uma das mais populares é a glossofobia, que é o medo extremo e irracional de falar em público. Segundo pesquisas, 74% das pessoas sofrem com a ansiedade da fala em público, e se você está lendo isso aqui, muito provavelmente você faz parte dessa estatística.
Se você é uma pessoa que tem medo, ansiedade, vergonha de falar em público, não se preocupe, não há nada de errado com você, sendo algo comum na maioria das pessoas, além disso, temos boas notícias. Isso porque, existem maneiras comprovadas de fazer com que você melhore suas habilidades de falar em público.
Vamos ser sinceros, por mais que você fuja o máximo que consegue, em algum momento você terá que falar com um grupo de pessoas. Então, porque ao invés de tentar fugir de algo inevitável, você não tenta superar este problema?
Mesmo com o aumento do uso das redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens instantâneas nas empresas, você ainda terá que falar em público, e isso nunca irá desaparecer. Quando se consegue falar bem em público, você descobrirá como sua vida pode mudar, onde você se sentirá mais confiante e mais confortável em lidar com coisas externas.
Tendo a habilidade de falar em público, você aumenta a probabilidade de conseguir o que procura. Afinal, falar em público coloca você como uma pessoa mais confiante, o que é um grande diferencial na carreira das pessoas.
Leia também | 7 maneiras naturais de aumentar seus níveis de dopamina
Falar em público para muitos é um verdadeiro desafio, mas existem algumas estratégias que você pode adotar para transformar ansiedade em confiança e tornar sua apresentação memorável:
Conhecer as pessoas que formam sua audiência é o primeiro passo para acertar na mensagem. Isso te ajuda a escolher o que incluir em sua fala e o tom ideal para se comunicar. Seja uma reunião formal ou um evento descontraído, ajuste seu conteúdo ao contexto.
Antes de tudo, esboce suas ideias. Essa abordagem permite que você organize seus pensamentos sem se prender a um script rígido. É uma ótima maneira de assegurar que você cubra todos os pontos essenciais, mantendo flexibilidade para adaptar sua fala conforme a necessidade.
Como diz o ditado, a prática leva a perfeição. Ensaie seu discurso várias vezes, sozinho ou na companhia de outros. Aproveite cada oportunidade para praticar, seja em reuniões menores ou diálogos do dia a dia. Isso aumentará sua confiança para o momento decisivo.
Se sua apresentação incluir slides ou demonstrações, familiarize-se com eles antecipadamente. Assim, você evita percalços tecnológicos e garante que o foco esteja em sua mensagem, não nos meios utilizados para transmiti-la.
Observar-se enquanto pratica pode revelar muito sobre sua postura e gestos. Ajuste o que for necessário para garantir que sua aparência e linguagem corporal contribuam positivamente para a mensagem que deseja passar.
Apresentar seu discurso para um amigo ou familiar pode fornecer feedback valioso. Esse ensaio mais íntimo permite ajustes finos na sua performance, baseados em uma perspectiva externa.
Devido ao nervosismo, na hora de falar em público muita gente acelera o discurso, o que acaba transparecendo a insegurança, além de confundir o seu público. Concentre-se em manter um ritmo tranquilo e articulado, o que facilita a compreensão e transmite mais segurança.
Encontre uma maneira de liberar a tensão antes de começar. Práticas como meditação, exercícios leves ou técnicas de respiração podem ajudar a acalmar os nervos e preparar seu espírito para enfrentar o público.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…