Chamadas

8 melhores alimentos que fazem bem para o cérebro

Nós também devemos pensar e muito em manter a saúde do nosso cérebro. Por isso, é importante consumir alimentos ricos em vitaminas e minerais. Alimentos que possuem ação antioxidante para evitar danos nos neurônios, melhorando a memória. Quando você cuida da saúde do seu cérebro, evita certas doenças como depressão, demência, Alzheimer ou Parkinson, por exemplo. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, é fundamental para manter a saúde cerebral.

Confira no texto a seguir os alimentos que são bons para o seu cérebro. São oito alimentos que são conhecidos por beneficiar o cérebro e promover a saúde cognitiva.

Salmão

Os peixes ricos em Ômega-3 como salmão, sardinha e atum são ricos em ácidos graxos, que são essenciais para a saúde cerebral. Esses ácidos graxos ajudam a melhorar a memória e a função cognitiva.

Nozes e Sementes

Nozes, amêndoas, sementes de chia e linhaça são excelentes fontes de vitaminas E e B, além de minerais como zinco e magnésio. São nutrientes que desempenham um papel importante na proteção das células cerebrais contra o estresse oxidativo.

Abacate

O abacate é rico em gorduras saudáveis, como o ácido oleico, que ajuda a manter a saúde dos vasos sanguíneos e a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

Chocolate Amargo

O chocolate amargo contém flavonoides, que podem melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e aumentar a função cognitiva. Neste caso, dê preferência a um chocolate com alto teor de cacau (pelo menos 70%).

O consumo moderado de chocolate com alto teor de cacau costuma beneficiar ainda mais nosso organismo, já que são ricos em flavonoides, substância antioxidante que age combatendo os radicais livres e ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer.

Espinafre e Vegetais de Folhas Verdes

O espinafre e vegetais de folhas verdes são ricos em vitaminas K, A e folato, que são essenciais para a saúde cerebral. Eles também contêm antioxidantes que protegem contra o envelhecimento cerebral.

Chá Verde

O chá verde contém compostos chamados catequinas, que têm propriedades neuroprotetoras. Beber chá verde regularmente pode ajudar a melhorar a concentração e a memória.

Tomate

O tomate possui licopeno e fibra na sua composição. São compostos bioativos que têm ação anti-inflamatória e antioxidante. O alimento é excelente para o cérebro, ajudando a reduzir a inflamação dos neurônios e o estresse oxidativo causado pelos radicais livres.

Cúrcuma

A cúrcuma contém um composto chamado curcumina, que tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Estudos sugerem que a curcumina pode ajudar a melhorar a memória e reduzir o risco de doenças neurodegenerativas.

Leia também | 7 possíveis causas para sua dor de cabeça matinal

Levedura de cerveja

A levedura de cerveja é uma boa opção de alimento para o cérebro, por ser uma boa fonte de vitaminas do complexo B e minerais. O alimento ajuda a melhorar as condições de transmissão da informação dos neurônios, melhorando a capacidade de memória.

Procure variar sua dieta e incluir uma combinação desses alimentos para obter os melhores benefícios para o seu cérebro. Consulte um nutricionista ou médico para orientações personalizadas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Os 10 empregos que mais levam ao abuso de álcool e drogas

O vício em drogas e álcool é um problema muito complicado, que pode ter origem…

5 dias atrás

13 habilidades de comunicação que vão impulsionar sua carreira

A maioria sabe da importância de se comunicar bem e de forma clara no ambiente…

6 dias atrás

8 dicas para parecer confiante mesmo não sendo

Nem sempre a confiança está dentro de nós, porém a forma como nos apresentamos pode…

1 semana atrás

Os 10 empregos mais demanda na Austrália pelos próximos 5 anos

Você tem o sonho de trabalhar na Austrália ou investir em uma nova carreira com…

1 semana atrás

11 dicas para encontrar motivação para estudar após os 30 anos

Estudar depois dos 30 pode parecer intimidador só que nunca foi tão necessário e possível.…

2 semanas atrás

Usar IA pode me ajudar ou prejudicar na hora de criar meu currículo?

O mercado de trabalho nunca foi tão desafiador quanto hoje, afinal as vagas que antes…

2 semanas atrás