Chamadas

8 novelas da Globo que mais foram reprisadas

A faixa “Vale a Pena Ver de Novo” da Rede Globo é um verdadeiro portal do tempo, nos transportando para momentos marcantes da teledramaturgia brasileira. Entre tantas histórias que conquistaram o público, algumas se destacaram por sua capacidade de encantar e emocionar geração após geração.

Existem novelas que marcaram pelo fato de serem mais reprisadas da emissora. Uma das mais reprisadas é “Roque Santeiro”, a trama “Anjo Mau” também entra nessa lista. Outra imbatível que vira e mexe volta à tela da Globo é a novela “O Cravo e a Rosa”. A seguir, conheça um pouco desses folhetins que as pessoas não se cansam de assistir.

Anjo Mau

Anjo Mau / Imagem de Divulgação

“Anjo Mau” segue a história de Rodrigo Medeiros (Kadu Moliterno) – Filho de Eduardo (José Lewgoy), irmão de Ricardo (Leonardo Brício) e Stela (Maria Padilha). Trabalhador, leal, responsável. Fica arrasado quando perde Paula (Alessandra Negrini) para o irmão. Magoado, torna-se imprevisível e quase insensível, mas incapaz de ser canalha. 

Como é um gentleman, mascara seus sentimentos. Procura agir como bom perdedor, mas sofre profundamente quando vê o irmão com a amada. 

Esse desespero o impele para Nice (Glória Pires): para vingar-se de Paula, a substitui por uma empregada doméstica. Ao mesmo tempo em que se sente culpado por usar Nice, passa a dar atenção também a Lígia (Lavínia Vlasak), que pertence a sua classe social. Traumatizado com a traição de Paula, passa a suspeitar de cada mulher com quem se relaciona.

Mas o Anjo Mau da história é Nice (Glória Pires). Filha adotiva de Alzira (Regina Dourado) e Augusto (Cláudio Corrêa e Castro), ambiciosa e dissimulada. Esconde suas maldades e agressividade, mas também é capaz de sentimentos sinceros. 

Apaixona-se por Rodrigo (Kadu Moliterno) e decide se casar com ele desde o primeiro momento em que o vê. Sua paixão, embora intensa, foi friamente calculada. 

É uma novela de Maria Adelaide Amaral com colaboração de Bosco Brasil, Vincent Villari e Dejair Cardoso com supervisão de texto de Silvio de Abreu. Baseada na trama original de Cassiano Gabus Mendes.

Disponível no Globoplay.

Roque Santeiro

Roque Santeiro / Imagem de Divulgação

A história que todos conhecem em Asa Branca é a de Roque Santeiro (José Wilker), o artesão de santos de barro que teria morrido tentando defender os habitantes da cidade do perigoso bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro) e seus capangas. 

No dia em que o bando de Navalhada invadiu Asa Branca, todos os habitantes fugiram apavorados, enquanto Roque Santeiro desapareceu, sendo dado como morto. Logo após o incidente, uma menina que conseguiu sobreviver e disse ter visto o rapaz em uma visão.

A notícia se espalhou, e Roque, tido como salvador da garota, foi santificado. Uma estátua em homenagem ao herói foi erguida em praça pública, e a população logo passou a lhe atribuir curas e milagres. 

A lenda de Roque Santeiro trouxe fama à cidade, atrai romeiros e se tornou fonte de lucro e poder para várias personalidades locais. Mas, para o desespero deles, Roque Santeiro não está morto, e resolve voltar para Asa Branca.

O elenco principal da trama é formado por José Wilker, Lima Duarte, Regina Duarte, Paulo Gracindo, Cláudio Cavalcanti, Ary Fontoura, Eloísa Mafalda e Lucinha Lins. A novela foi repisda três vezes. Duas no Vale a Pena Ver de Novo e mais uma, no canal VIVA.

Disponível no Globoplay.

O Rei do Gado

O Rei do Gado / Imagem de Divulgação

Com Benedito Ruy Barbosa no comando, “O Rei do Gado” teceu uma narrativa épica sobre o conflito entre pecuaristas e sem-terras, entrelaçando-a com uma história de amor arrebatadora. A química entre Bruno Mezenga (Antonio Fagundes) e Luana Berdinazzi (Patrícia Pillar) e a rica ambientação rural conquistaram o público, resultando em três reprises e um lugar especial na memória dos noveleiros.

Disponível no Globoplay.

Vale Tudo

Vale Tudo / Imagem de Divulgação

A íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha, Maria de Fátima (Glória Pires), que vende a casa da família e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro, em uma história que foca na inversão de valores no Brasil dos anos 1980. No entanto, o sucesso da trama está na vilã Odete Roitman (Beatriz Segal). 

A novela foi reprisada três vezes, uma no Vale a Pena Ver de Novo e duas no canal Viva.

Disponível no Globoplay.

Mulheres de Areia

Mulheres de Areia / Imagem de Divulgação

As reviravoltas nos caminhos das gêmeas Ruth e Raquel (interpretadas por Glória Pires), de perfis distintos, fazem nascer a rivalidade em suas vidas. Tudo começa quando Raquel se casa com o namorado da irmã por interesse até que, após um acidente, é dada como morta.

É uma novela de Ivani Ribeiro, que escreveu um remake para Globo da trama que tinha criado em 1973 para a extinta TV Tupi. Também foi inspirada na radionovela “As Noivas Morrem no Mar” de 1965 e “O Espantalho” (1977), exibida na Record. 

“Mulheres de Areia” foi reprisada quatro vezes. Três na TV Globo e mais um, no canal VIVA.

Disponível no Globoplay.

Chocolate com Pimenta

Chocolate com Pimenta / Imagem de Divulgação

Escrita por Walcyr Carrasco, “Chocolate com Pimenta” encantou o público com seu humor leve e personagens caricatos. A história de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma doceira batalhadora que conquista o amor do rico Danilo (Murilo Benício), proporcionou momentos de riso e descontração nas tardes da Globo, rendendo três reprises até o momento. Também foi exibida no Canal Viva.

Está disponível no Globoplay.

O Cravo e a Rosa

O Cravo e a Rosa / Imagem de Divulgação

A trama gira em torno da relação entre Catarina Batista (Adriana Esteves), uma jovem rica e temperamental, e Petruchio (Eduardo Moscovis), um caipira rude e bronco. Os dois se casam por um acordo, mas vivem em constante conflito devido às diferenças de personalidade.

Ao longo da novela, eles aprendem a lidar com suas diferenças e se apaixonam. A trama é recheada de humor, romance e personagens marcantes, como a megera Marcela (Drica Moraes), o fiel mordomo Calixto (Pedro Paulo Rangel) e a ingênua Bianca (Leandra Leal).

O Cravo e a Rosa foi escrita por Walcyr Carrasco e dirigida por Walter Avancini.

A novela foi um grande sucesso de público e crítica, recebendo vários prêmios. A trilha sonora da novela também foi um sucesso, com destaque para a música “Tema de Catarina”, interpretada por Maria Bethânia.

Foi reprisada três vezes:

2003: no Vale a Pena Ver de Novo, de 24 de fevereiro a 12 de setembro.

2013: no Vale a Pena Ver de Novo, de 5 de agosto de 2013 a 24 de maio de 2014.

2021-2022: em uma faixa de reprises vespertinas, de 6 de dezembro de 2021 a 30 de setembro de 2022.

Disponível no Globoplay.

Leia também | “Assassinos da Lua das Flores” chega a Apple TV+

A Viagem

A Viagem / Imagem de Divulgação

“A Viagem” gira em torno de Alexandre (Guilherme Fontes), um jovem rico e mimado que se apaixona por Tati (Andréa Beltrão), uma moça humilde. Após uma série de eventos trágicos, Alexandre é assassinado e reencarna em Carlos (Wagner Moura), um médico que se apaixona por Lisa (Christiane Torloni), filha de Tati.

A novela explora temas como reencarnação, amor, perdão e justiça, com um toque de espiritualidade e misticismo.

Alguns dos personagens mais marcantes:

  • Diná (Christiane Torloni): Mãe de Tati e avó de Lisa, é uma mulher forte e batalhadora que enfrenta muitos desafios ao longo da história.
  • Alberto (Antonio Fagundes): Pai de Alexandre, é um homem rico e poderoso que tem dificuldade em aceitar a morte do filho.
  • Carmem (Yara Amaral): Irmã de Alexandre, é uma mulher ambiciosa e invejosa que fará de tudo para se dar bem na vida.
  • Raul (Marcos Paulo): Advogado e amigo de Alexandre, se apaixona por Diná.
  • Bia (Fernanda Rodrigues): Filha de Carmem, é uma jovem rebelde e inconformada.
  • Téo (Maurício Mattar): Amigo de Alexandre, é um homem mulherengo e irresponsável.

A novela foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Paulo Ubiratan. É considerada uma das novelas mais marcantes da história da televisão brasileira.

A novela A Viagem, exibida originalmente em 1994, já foi reprisada pela Globo cinco vezes:

1997 e 2006 no Vale a Pena Ver de Novo.

2014 e 2021 no canal Viva.

2024, novamente no canal Viva, a partir de abril, em comemoração aos 30 anos da novela.

A trama também está disponível no Globoplay.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

47 minutos atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

2 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

15 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

16 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

19 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

19 horas atrás