Chamadas

8 novelas que conquistaram o público e deixaram saudade

Se tem uma coisa que o brasileiro ama são os folhetins exibidos na TV, principalmente na TV Globo, a emissora que ostenta o título de melhor produtora de novelas do Brasil. Ao longo dos anos, a Globo impôs o seu padrão de qualidade que as outras emissoras nunca conseguiram ter.

Grandes sucessos brilharam na tela da Vênus Platinada, escrita por grandes autores da teledramaturgia. Entre eles, Janete Clair, Dias Gomes, Manoel Carlos, Gilberto Braga, Walcyr Carrasco, entre outros. 

Brilhante (1981)

Brilhante / Imagem Nelson Di Rago/Globo

Brilhante tem como mote a exploração e o comércio de pedras preciosas. Luiza (Vera Fischer) é designer de uma grande empresa de joias. Ela mora com os pais e a irmã Virgínia (Joana Fomm).

Durante as férias, Luiza consegue realizar o seu grande sonho de viajar para a Europa. Em Londres, ela encontra Vera (Aracy Balabanian), uma antiga amiga do colégio, casada com Oswaldo (José Wilker). Os dois vivem na Suíça, mas estão em Londres para assistir ao casamento do príncipe Charles. O casal envolve Luiza numa série de confusões.

A novela foi escrita por Gilberto Braga, com colaboração de Euclydes Marinho e Leonor Bassères, tem direção de Marcos Paulo, José Carlos Piéri e Ary Coslov.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

Champagne (1983)

Champagne / Imagem de Divulgação

A história começa no ano de 1970, durante uma festa, onde a empregada da casa, Zaíra (Suzane Carvalho), é encontrada morta. Treze anos depois, o principal suspeito, Gastão (Sebastião Vasconcelos), com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), pede a reabertura do processo para tentar provar sua inocência.

A trama foi escrita por Cassiano Gabus Mendes, Colaboração: Luciano Ramos. Direção: Wolf Maya e Mário Márcio Bandarra e Direção-geral: Paulo Ubiratan.

Consulte o catálogo do Globoplay para saber se a novela está disponível.

Louco Amor (1983)

Louco Amor / Imagem Nelson Di Rago/Globo

A jovem e rica Patrícia (Bruna Lombardi), filha do primeiro casamento do embaixador André Dumont (Mauro Mendonça), é apaixonada por Luiz Carlos (Fábio Jr.), rapaz pobre, filho de Isolda (Nicette Bruno), empregada da família. 

Desde menino, Luiz Carlos também tem total adoração por Patrícia. Quem não gosta nem um pouco de ver a sofisticada jovem interessada pelo filho da empregada é Renata Dumont (Tereza Rachel), mulher de André e madrasta de Patrícia.

A novela foi escrita por Gilberto Braga, com a colaboração de Leonor Bassères, teve a direção de Wolf Maya, Ary Coslov e José Wilker, com direção geral de Paulo Ubiratan.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

Corpo a Corpo (1984)

Corpo a Corpo / Imagem Reprodução TV Globo

A ambição de Eloá (Débora Duarte) a faz querer ser sempre destaque na empresa onde trabalha, a Fraga Dantas S.A. Osmar, seu marido, empregado na mesma empresa, é o contrário da companheira quando se trata da vida profissional. Juntos eles têm um filho, Ronaldo (Selton Mello). Boa mãe e esposa, o grande projeto de vida de Eloá é crescer profissionalmente.

Durante uma festa, no primeiro capítulo da novela, Eloá, frustrada por não ter conseguido uma promoção na empresa, conhece o misterioso Raul (Flávio Galvão), que seria a personificação do demônio, e faz um pacto com ele. 

A novela foi escrita por Gilberto Braga.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

O Outro (1987)

O Outro / Foto: Memoria Globo

Paulo Della Santa (Francisco Cuoco) e Denizard de Mattos (também Francisco Cuoco) vivem em universos inteiramente distintos, mas têm uma coisa em comum: a impressionante semelhança física.

Paulo é milionário, dono de uma grande imobiliária, casado com Laura (Natália do Vale), com quem tem dois filhos, Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart). O empresário é um homem conservador e sério, que enfrenta uma fase difícil nos negócios e na vida familiar. 

Denizard é dono de um ferro-velho, no subúrbio carioca, viúvo, pai da adolescente Zezinha (Cláudia Abreu) e namorado da exuberante Índia do Brasil (Yoná Magalhães), secretária de seu ferro-velho.

A novela foi escrita por Aguinaldo Silva.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

Mandala (1987)

Mandala / Imagem de Divulgação TV Globo

Jocasta (Giulia Gam / Vera Fischer) é uma jovem militante que, durante os anos 1960, apaixona-se por Laio, um estudante de Psicologia cheio de incertezas quanto ao seu futuro. Com relacionamento dos dois, Jocasta engravida, e Laio, extremamente místico, consulta o seu guru Argemiro (Marco Antônio Pâmio), que diz a ele que a criança, um menino, irá odiá-lo e ter uma relação amorosa com a mãe. 

Laio, assustado com as palavras do guru, tenta convencer Jocasta a fazer um aborto, mas, diante da recusa da mulher, então, arma um plano para desaparecer com a criança logo após seu nascimento.

A novela foi escrita por Dias. Sendo uma das novelas da Globo sofre com a Censura Federal.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

De Corpo e Alma (1992)

De Corpo e Alma / Imagem de Divulgação

Diogo (Tarcísio Meira) é um juiz íntegro, reconhecido profissionalmente, casado com a submissa Antônia (Betty Faria), com quem mantém uma relação de aparências, apenas para preservar a instituição familiar. Diogo se apaixona perdidamente por Bettina (Bruna Lombardi), e os dois vivem um caso.

A novela foi marcada pelo trágico assassinato da atriz Daniela Perez, filha da autora Glória Perez, e intérprete da personagem Yasmin, pelo estreante Guilherme de Pádua e por sua mulher na época, Paula Thomaz.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

Leia também | ‘Como Nos Conhecemos’: uma comédia para quem ama filme romântico

Viver a Vida (2009)

Viver a Vida / Imagem Thiago Prado Neris/Globo

Helena (Taís Araújo), top model de renome internacional que, no auge da carreira, por volta dos 30 anos, decide largar a profissão para se casar com o sedutor Marcos (José Mayer), empresário do ramo hoteleiro, por quem se apaixona perdidamente. 

Ele é 20 anos mais velho, recém-divorciado da ex-modelo Teresa (Lilia Cabral) e pai das jovens Luciana (Alinne Moraes), Isabel (Adriana Birolli) e Mia (Paloma Bernardi) – esta última, filha adotiva. 

Ao longo da trama, Luciana, jovem mimada que nunca precisou batalhar por nada na vida, transforma-se em símbolo da luta pela superação após sofrer um acidente e ficar tetraplégica.

Algumas novelas estão disponíveis no Globoplay.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

40 minutos atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

3 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

4 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

17 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

18 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

21 horas atrás