Quando falamos em abrir um negócio, normalmente as pessoas sugerem que você pense fora da caixa, tenha algum serviço ou produto diversificado, customizado, adaptado a realidade dos seus futuros clientes.
Contudo, pensar no que não existe, no que ainda não está acontecendo no Brasil é algo um tanto quanto complexo, contudo, um fato inegável é que buscar ideias de negócio inovadoras e que ainda não existem em nosso país, é uma maneira altamente eficiente de encontrar o seu diferencial.
Mas afinal, que tipo de negócio ainda não existe no Brasil? Caso você responda que tudo já existe, você está muito enganado, afinal de contas, novos movimentos do mercado, tendências de consumo acabam trazendo novas demandas que antes não existiam, e quem as aproveita acaba tendo mais chances de se destacar no mercado de trabalho.
Se você pensa em abrir um negócio, mas não tem ideia do que começar, vamos trazer algumas tendências de mercado que estão em alta em outros países, mas que, ainda não foram exploradas no Brasil, que inclusive começa a ter demanda para esses serviços.
Se há algo que não segue uma receita pronta para o sucesso, é abrir um negócio próprio. No entanto, alguns setores mostram-se mais seguros, especialmente o setor de alimentação, que continua crescendo mesmo em tempos de adversidade econômica.
Mesmo diante da expansão contínua desse setor, a inovação é crucial para se destacar. Um exemplo é a proposta do chef de cozinha particular, uma ideia pouco explorada no Brasil, mas bem-sucedida em outros países. Contratar profissionais para eventos ou reuniões íntimas pode atrair um público exigente em busca de experiências gastronômicas exclusivas.
Uma ideia em ascensão internacional que pode ser bem recebida no Brasil é o modelo de negócios “buy one, give one” (compre um, doe um). A lógica é simples: a cada produto vendido, outro é doado a alguém necessitado.
A preocupação social tornou-se uma das principais tendências no comportamento do consumidor para 2024. Iniciativas que priorizam o impacto social sobre o lucro estão em alta, atraindo um público exigente, mas fiel a marcas que transformam seus valores em ações efetivas.
As discussões sobre gênero ganham cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, principalmente entre as gerações mais jovens que questionam padrões estabelecidos. A indústria da moda é um campo propício para essas reflexões, abrindo espaço para lojas sem distinção de gênero.
Embora no Brasil sejam poucos os negócios que adotam o conceito de peças não binárias, lá fora, essa abordagem é mais comum, com lojas que não separam suas seções entre masculino e feminino.
Plataformas que utilizam tecnologia de Realidade Virtual (VR) para revolucionar o ensino de atividades físicas e esportes.
Leia também | 15 países onde brasileiros podem comprar cidadania
Imagine entrar em uma loja sem a necessidade de vendedores, caixas ou mesmo dinheiro ou cartão de crédito. A Amazon introduziu esse conceito em 2016, onde a loja não possui caixas nem filas.
Sensores monitoram cada movimento do cliente, e a cobrança é automaticamente registrada em um aplicativo quando o cliente deixa a loja. Embora esse modelo ainda não seja viável devido aos custos, a tendência é que se torne mais acessível no futuro.
Plataformas digitais dedicadas a ensinar educação financeira de maneira lúdica e interativa para crianças.
A ascensão dos serviços de assistentes virtuais especializados em atender pequenos negócios tem sido observada em diversos países.
Essa tendência, ainda em desenvolvimento no Brasil, representa uma oportunidade valiosa para auxiliar pequenas empresas em tarefas administrativas, agendamentos e suporte ao cliente, promovendo eficiência operacional.
Plataformas dedicadas a fornecer suporte e companhia virtual para idosos, abordando questões de solidão e oferecendo assistência personalizada.
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…