Chamadas

8 países que aceitam brasileiros aposentados para descansar com tranquilidade

Se você é daqueles que sonha em passar a aposentadoria em um lugar tranquilo, com boa qualidade de vida e sem muita dor de cabeça, saiba que existem vários países por aí prontos para receber brasileiros de braços abertos.

A gente fez uma lista especial com 8 países onde você pode curtir a aposentadoria com sossego, estrutura bacana e um custo de vida mais em conta.

O melhor de tudo é que esses países costumam aceitar brasileiros sem colocar muitos empecilhos para isso.

Países para brasileiros curtirem a aposentadoria tranquilamente e com qualidade

Países que aceitam brasileiros aposentados / Imagem Freepik

Portugal

Começando pelo nosso querido Portugal. O país tem um clima parecido com o do Brasil e uma cultura acolhedora que faz qualquer um se sentir em casa. Lisboa e Porto são as queridinhas, mas cidades menores como Coimbra e Faro também oferecem uma ótima qualidade de vida.

Além disso, Portugal tem um sistema de saúde público eficiente e um processo de visto de residência relativamente fácil para aposentados. Brasileiros podem residir por lá sem muitos entraves burocráticos.

Brasileiros podem se aposentar na Espanha

A Espanha é um dos destinos favoritos dos brasileiros aposentados. Com seu clima ameno, praias paradisíacas e uma gastronomia de dar água na boca, fica difícil resistir.

Cidades como Valência e Málaga são famosas por sua qualidade de vida e baixo custo, sem falar na vibrante cultura espanhola. E o melhor, o país oferece um visto especial para aposentados que prova que você pode se manter financeiramente, até mesmo os brasileiros.

Uruguai

Aqui pertinho, o Uruguai é uma opção super charmosa. Montevidéu e Punta del Este são populares entre aposentados por sua tranquilidade, segurança e ótimos serviços de saúde.

O custo de vida é razoável e o país ainda tem políticas amigáveis para estrangeiros que querem se aposentar por lá. Sem contar que a distância facilita aquela visitinha à família e amigos brasileiros.

Itália para os brasileiros aposentados

Se você sonha com a dolce vita, a Itália é o seu lugar. Imagine viver em cidades históricas como Florença ou em pequenas vilas pitorescas da Toscana.

A Itália é conhecida por sua excelente gastronomia, paisagens deslumbrantes e uma qualidade de vida invejável. O país oferece um visto para aposentados que comprovem uma renda estável, tornando o processo mais acessível.

Panamá

O Panamá é um dos destinos mais populares para aposentados de todo o mundo, até para os brasileiros. O país oferece um programa especial de visto, o “Pensionado”, que concede uma série de benefícios e descontos em serviços como saúde e transporte.

Cidades como Cidade do Panamá e Boquete são conhecidas pela infraestrutura de qualidade e pelo custo de vida acessível.

Você vai querer saber também:

México

O México é outro país que tem se tornado um refúgio para brasileiros aposentados. Cidades como Mérida e San Miguel de Allende são conhecidas pela segurança, bom clima e custo de vida baixo.

Além disso, o México oferece um visto de residência para aposentados, facilitando a vida de quem quer se mudar para lá. A cultura rica e a culinária deliciosa são bônus extras.

Costa Rica para brasileiros aposentados

A Costa Rica é um verdadeiro paraíso natural, ideal para quem busca um estilo de vida mais tranquilo e conectado com a natureza. Cidades como San José e Tamarindo são populares entre aposentados, oferecendo uma boa estrutura e serviços de saúde de qualidade.

O país tem um programa de residência para aposentados que exige uma prova de renda estável, tornando a mudança viável.

Equador

O Equador é um dos países mais econômicos para se viver na América do Sul, o que atrai muitos brasileiros. Cidades como Cuenca e Quito são populares entre aposentados por suas belas paisagens, clima ameno e custo de vida acessível.

O país oferece um visto especial para aposentados, facilitando a permanência de estrangeiros que queiram aproveitar a vida tranquila por lá.

Fique de olho também:

Se você está pensando em se mudar para um desses países, é importante fazer uma boa pesquisa e, se possível, visitar o local antes de tomar a decisão final. Verifique os requisitos de visto, custo de vida, qualidade dos serviços de saúde e segurança.

Além disso, aprender um pouco do idioma local pode fazer uma grande diferença na sua adaptação. Isso ajudará os brasileiros que querem se aposentar fora daqui.

Viver a aposentadoria com qualidade de vida e tranquilidade é o sonho de muita gente, e esses países oferecem exatamente isso. Então, que tal começar a planejar sua nova vida em um desses paraísos?

Lembre-se: nunca é tarde para buscar um novo lar onde você possa descansar e aproveitar ao máximo essa fase tão merecida da vida.

Rodrigo Peronti

Jornalista, especializado em Semiótica. Já atuou em grandes veículos de comunicação do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

8 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

9 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

12 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

12 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

12 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

13 horas atrás