No Brasil, fazer possuir o nível superior pode abrir inúmeras portas, tanto pela possibilidade de encontrar mais oportunidades, quanto pela possibilidade de ganhar mais. Isso porque, vários estudos apontam que pessoas com curso superior tendem a ganhar pelo menos o dobro de quem tem apenas o ensino médio completo.
Contudo, também não podemos negar que, ingressar em uma faculdade não é para qualquer um, tanto em questão de custos, como também porque, existem muitas pessoas que literalmente não possuem interesse em começar um curso de nível superior.
Mas, não quer dizer que, porque uma pessoa não ingressou em uma faculdade, que ela não poderá se dar bem profissional e financeiramente, existem sim alguns caminhos muito sólidos e seguros que pessoas que não querem fazer um curso de nível superior podem seguir.
Se você é uma dessas pessoas que não tem interesse pela faculdade, mas ainda, sim, é uma pessoa que quer ter uma carreira bem sucedida, vamos falar sobre algumas profissões que podem valer muito a pena para que você comece, e que, poderá significar uma carreira super diferenciada mesmo sem ter uma graduação, mestrado, doutorado, etc.
Leia também | 9 profissões para introvertidos que não gostam de falar em público
No Brasil e no mundo, uma das carreiras mais promissoras é o de desenvolvedor web, e o melhor disso é que não é preciso ser formado em Tecnologia da Informação ou áreas do tipo para atuar. Para isso, você poderá realizar diversos cursos online que vão lhe preparar para trabalhar com a criação, codificação e programação de sites, aplicativos e demais elementos de linguagem.
Sim, empreendedor é uma profissão, e não necessita que você faça uma faculdade para começar a atuar na área. Aqui, diferente de qualquer outra profissão, você não será funcionário, mas sim dono do negócio. Você pode começar com algo pequeno como venda de bolos e doces em casa mesmo e ir expandindo, ou se tiver capital começar grande.
A dica que damos é que não espere juntar muitos recursos para começar, comece do mais simples, que você pode fazer em casa, assim você ganhará a experiência necessária para gerir seu negócio, e lembre-se, ser empreendedor é saber administrar seu negócio, então esteja sempre atento a saúde do seu negócio para que ele possa durar muito.
Já pensou em intermediar negociações de locação e de compra e venda de imóveis? Essa é a vida de um corretor de imóveis que, dá suporte, orienta e esclarece todas as questões relacionadas ao processo de compra e venda de imóveis no nosso país.
Para trabalhar como corretor de imóveis, será preciso que você seja registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), do seu estado. Para isso você precisará fazer um curso em Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) que pode durar entre 6 meses a 1 ano e meio, onde, após conclusão, você poderá solicitar seu registro no CRECI.
Gosta da área de cuidados com cabelo? Então, porque não se tornar um cabeleireiro. Bons profissionais, que saibam divulgar o seu nome, tem de tudo para se tornarem referência em sua cidade, trazendo inovação, e diversificação no mercado.
Existe uma infinidade de cursos que podem te ensinar a fazer cortes femininos e masculinos, escova progressiva, penteados, visagismo, tratamentos capilares entre outros. Sendo uma excelente opção para pessoas ligadas na área da beleza.
Você gosta da área da aviação e, consequentemente, gosta da parte mecânica? Então, uma excelente opção para você é fazer um curso de técnico em manutenção de aeronaves. O curso é bem mais em conta que uma faculdade, e também bem mais rápido, levando em média 2 a 3 anos para conclusão, diferente de uma graduação que normalmente leva-se 5 anos.
Esse profissional trabalhará diretamente com a execução de manutenção preventiva e corretiva de aeronaves, peças, partes externas e internas, compartimentos pressurizados, entre vários outros itens, que torna esse profissional super valorizado, afinal de contas, ele é um dos responsáveis pela nossa aviação ser tão segura como é.
Outra excelente opção de profissão e que não exige faculdade é a de fotógrafo. Se você tem a fotografia como hobby, tem um senso artístico e criatividade, essa pode ser uma excelente carreira para se seguir.
Nessa área você pode trabalhar em diferentes áreas, pode trabalhar cobrindo todos os tipos de eventos, ou se especializar em festas infantis, casamentos dentre outros. O importante é, além de saber fotografar bem, ter compromisso com prazos e aprender a vender o seu serviço.
O mercado brasileiro possui uma alta demanda para eletricistas, se você entende de parte elétrica, ou acha uma área interessante, aqui pode estar sua próxima profissão, que tem tudo para se tornar bem sucedida quando o profissional é eficiente, honesto e sabe cobrar o preço certo.
Você pode se tornar um eletricista começando em programas de educação profissionalizantes, que são oferecidos em escolas técnicas ou centros de formação profissional. Nessa área você trabalhará com sistemas elétricos, sejam eles residenciais, comerciais, indústrias ou de estruturas.
Muitos jovens que tem paixão por carros e pela parte mecânica, podem se tornar bons mecânicos. Segundo a plataforma de empregos Glassdor, o salário médio de um mecânico gira em torno de R$ 3 mil por mês, e para profissionais que se especializam, podem chegar aos R$ 7 mil.
Para ser um mecânico você poderá fazer cursos de qualificação profissional (mesmo que não seja obrigatório), para garantir que você tenha o conhecimento adequado para trabalhar honestamente, prestando um bom serviço. Aqui, lembre-se de estar sempre se capacitando, esse poderá ser seu diferencial para se destacar no mercado.
Jesus Cristo sempre despertou um grande interesse por boa parte da humanidade. Muitos querem saber…
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) está lançando uma nova plataforma chamada Una para…
O cinema sempre foi um refúgio para a imaginação, um espaço onde histórias incríveis ganham…
Dezembro chegou com muitas novidades no catálogo do Disney+. Você vai poder acompanhar novas aventuras…
Uma notícia vem preocupando milhares de brasileiros que são beneficiados pelo BPC (Benefício de Prestação…
Ser inteligente é saber extrair informações, aprender com a experiência, compreender e utilizar corretamente o…