O Brasil enfrenta hoje uma nova pandemia, só que desta vez relacionada à saúde mental. O impacto emocional relacionado aos problemas cotidianos, o sentimento de medo, a instabilidade no trabalho, as dificuldades financeiras, aumentam consideravelmente o estresse e sofrimento psíquico dos brasileiros.
A doença está muitas vezes ligadas a vida profissional, para se ter uma ideia, a depressão hoje é a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, perdendo apenas para as Lesões por Esforço Repetitivo (LER).
Diante desse cenário de sofrimento psíquico dos brasileiros e o grande impacto na vida dos trabalhadores, hoje nós vamos apresentar algumas das principais profissões que são associadas a altos índices de depressão.
Compreender quais são essas profissões pode ajudar empregadores e funcionários a adotar medidas para proteger a saúde mental no ambiente de trabalho.
Diariamente nas ruas, os policiais e demais profissionais da segurança fazem parte do rol de profissões ligadas à depressão. Fatores mais citados para o desenvolvimento da doença são a exposição ao risco constante, ambiente de violência, jornadas extenuantes, e pressões hierárquicas no ambiente de trabalho.
Os profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, enfrentam diariamente situações estressantes e emocionalmente desafiadoras. A pressão para oferecer cuidados de qualidade, lidar com emergências e lidar com a dor dos pacientes pode levar a altos níveis de estresse e, consequentemente, aumentar o risco de depressão.
Leia também | Posso pedir afastamento do trabalho por depressão?
Os profissionais do setor financeiro, como contadores e analistas financeiros, lidam diariamente com pressão para tomar decisões importantes que afetam os negócios e os clientes. Essa pressão constante pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, incluindo a depressão.
A alta rotatividade, a exigência constante de metas, os trabalhadores sendo maltratados e o ambiente de Call Center sendo conhecido por ser extremamente tóxico, colocam pessoas que trabalham com telemarketing, entre as profissões com maiores incidências de depressão.
Esses profissionais costumam lidar com longas jornadas de trabalho, extremamente exaustivas por ter que ficar em pé por várias horas, os salários baixos, clientes grosseiros, são situações que colocam os garçons com grandes chances de desenvolver depressão.
O ambiente de trabalho muitas vezes prejudicado, os salários baixos, a cobrança dos pais, cobrança da direção, e a falta de segurança (em escolas públicas), colocam estes profissionais em risco quanto à saúde mental, tendo grandes chances de desenvolver a depressão.
Embora possa parecer surpreendente, profissionais autônomos, como freelancers e empreendedores individuais, também enfrentam altos níveis de estresse e risco de depressão.
A instabilidade financeira, a falta de suporte organizacional e a pressão por encontrar constantemente novos projetos podem afetar negativamente a saúde mental desses profissionais.
Os profissionais de recursos humanos lidam com questões delicadas, como demissões, conflitos interpessoais e problemas pessoais dos funcionários. A carga emocional envolvida nesse trabalho pode desencadear ou agravar problemas de saúde mental.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…