Chamadas

8 profissões que podem deixar de existir no futuro

A inteligência artificial e a automação estão transformando rapidamente o mercado de trabalho, trazendo inovações que facilitam nossas vidas. Mas tanta tecnologia também tem suas consequências. Muitas profissões estão ficando obsoletas e dando origem a novas oportunidades. Máquinas e algoritmos estão assumindo tarefas repetitivas e previsíveis, aumentando a eficiência, mas também levantando preocupações sobre o futuro de determinadas carreiras.

Profissões que podem ser afetadas com o avanço da tecnologia

1. Operadores de Caixa

Os novos sistemas de pagamento automatizados e o crescimento do comércio eletrônico, vem diminuindo a necessidade de operadores de caixa tradicionais de forma significativa. 

2. Operador de Telemarketing

Com o aumento de sistemas automatizados e robôs de atendimento, essa profissão está em declínio. Chatbots e assistentes virtuais estão cada vez mais capazes de atender às necessidades dos clientes. Com isso, vem diminuindo a necessidade de interação humana em muitas situações.

3. Digitadores de Dados

Já se foi o tempo que você precisava de um digitador de dados. A automação de processos e a captura de dados por meio de softwares e dispositivos inteligentes podem tornar essa profissão obsoleta.

4. Secretários Administrativos

Secretários administrativos até a pouco tempo eram imprescindíveis. No entanto, ferramentas de automação de tarefas e assistentes virtuais podem tirar o lugar de um humano, assumindo muitas das funções desempenhadas por alguém de carne e osso.

5. Operadores de Fábrica

A robotização e a automação industrial estão transformando o setor manufatureiro, reduzindo a necessidade de mão de obra humana em muitas tarefas.

6. Recepcionistas

Recepcionistas também vão ser substituídos por sistemas de check-in automatizados e assistentes virtuais. A nova tecnologia desempenha funções em diversos ambientes, como hotéis e empresas, substituindo um humano.

7. Analistas Financeiros

A inteligência artificial está cada vez mais capaz de analisar grandes volumes de dados financeiros e tomar decisões de investimento, o que pode reduzir a demanda por analistas humanos.

Leia também | O que acontece se você for pego dirigindo com a CNH suspensa?

8. Professor de Línguas Estrangeiras

As pessoas que exercem a profissão de professor de línguas estrangeiras estão preocupadas com o futuro. Isso porque plataformas de ensino online e aplicativos de aprendizado de idiomas estão mudando a forma como as pessoas aprendem línguas.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

58 minutos atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás