A dor lombar é uma das principais razões para faltas no trabalho, com impressionantes 80% dos adultos sendo acometidos por ela em algum momento da vida. Sendo a coluna e os músculos das costas responsáveis por sustentar grande parte do peso corporal, é natural que sejam constantemente solicitados em atividades cotidianas, como sentar, levantar e caminhar.
Isso, por sua vez, não só gera desconforto na região lombar, como também pode irradiar para outras áreas, como o pescoço e a parte média e superior das costas. Embora medicamentos vendidos sem receita, como ibuprofeno ou paracetamol, possam aliviar a dor, é essencial que condições graves sejam descartadas por um profissional de saúde. Após isso, diversos tratamentos caseiros podem ser explorados para o manejo dos sintomas.
É difícil encontrar motivação para se movimentar quando a dor nas costas aparece. Mas uma breve caminhada, alongamentos, yoga, hidroginástica ou natação podem amenizar o desconforto. Os exercícios relaxam os músculos tensionados e liberam endorfinas, os analgésicos naturais do cérebro. Considere incorporar uma rotina de exercícios diários com treinos de força e flexibilidade para manter os músculos fortes e flexíveis, prevenindo futuras crises de dor devido a rigidez muscular.
Uma postura inadequada pode causar dores na região lombar. Estudos indicam que práticas como yoga, pilates, tai chi e exercícios para estabilidade do tronco podem melhorar a postura e aliviar dores. Caminhar, correr, nadar e andar de bicicleta também são opções recomendadas. Para aprimorar a postura:
Leia também | Dormir até tarde no fim de semana pode te envelhecer mais rápido
Existem diversos cremes analgésicos disponíveis que podem ajudar a aliviar a dor nas costas. Cremes com mentol proporcionam sensação refrescante, enquanto outros com CBD demonstraram benefícios, especialmente após procedimentos cirúrgicos na coluna.
Massagens podem trazer benefícios temporários para a dor lombar. Técnicas como amassamento e fricção podem ser combinadas com outros tratamentos. Mas é fundamental evitar a massagem em casos de infecção na pele, inflamações severas, queimaduras, fraturas não cicatrizadas, tumores ativos ou trombose venosa profunda.
Arnica é um remédio homeopático usado para tratar dores musculares, inchaço e hematomas. Apesar da falta de evidências científicas robustas sobre sua eficácia, possui baixo risco de efeitos colaterais e pode ser benéfico para alguns.
Níveis elevados de estresse podem estar ligados à dor lombar. Técnicas de relaxamento como meditação, respiração profunda, relaxamento muscular progressivo e imagens guiadas podem ser úteis. Há aplicativos de celular que orientam em técnicas de relaxamento e meditação.
Sapatos instáveis, saltos altos ou mal ajustados podem causar dor nas costas. Alternar para sapatos confortáveis ou usar palmilhas ortopédicas pode aliviar a dor lombar.
Os exercícios abaixo podem contribuir para aliviar desconfortos nas costas. Recomenda-se manter cada posição por cerca de 30 segundos ou pelo tempo que se sentir à vontade.
Toque nas pontas dos pés
Esse movimento, além de trabalhar a flexibilidade dos músculos posteriores das coxas, ajuda a relaxar os músculos lombares ao se inclinar para tocar as pontas dos pés.
Posição da Serpente
De barriga para baixo e mãos ao lado dos ombros, eleve lentamente o tronco, direcionando o topo da cabeça ao teto.
Alongamento da lombar
Sentado sobre os tornozelos, com os joelhos separados à largura dos quadris, incline o corpo para frente até que a testa toque o chão, estendendo os braços à frente.
Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…
Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…