O consumo de remédios considerados comuns no Brasil é grande, a maioria da população se automedica sem pensar nas doses que estão tomando e como elas podem ser prejudiciais. Esse hábito é bastante nocivo à saúde, podendo até mesmo ser fatal em alguns casos, dependendo da dose.
Existem muitos remédios que seu consumo está perto da dose fatal, portanto, se alguém se automedica muitas vezes em um dia, porque julga necessário, essa pessoa pode acabar morrendo por conta da overdose de algum remédio.
Não é porque um medicamento é vendido sem a exigência de receita médica que ele é inofensivo a sua saúde física e mental, muitos remédios prejudiciais são considerados comuns, mas podem causar alterações cognitivas, motoras e até mesmo epilepsia.
Leia também: Estresse No Trabalho: 4 Maneiras Para Evitar Esse Mal
Os laxantes são vendidos sem a necessidade de receita médica, por conta disso, muitas pessoas acabam consumindo grandes doses desses medicamentos e até mesmo em situações desnecessárias.
Existem pessoas que utilizam esses remédios com finalidade estética, como a perda de peso, entretanto, o consumo de laxantes em excesso aumenta o risco de desequilíbrios eletrolíticos, disfunção do trato gastrointestinal, doenças renais e cardiovasculares.
O cetoprofeno é parente do ibuprofeno, só que com doses mais fortes. Portanto, quem consome esse remédio sem receita tem mais chances de ter overdose.
Este medicamento pode ser vendido em comprimido, gel, xarope, gotas, supositório ou injeção. Uma dosagem alta aumenta as chances de sonolência, tonturas, urticária na pele e inchaço.
Essa substância analgésica orfenadrina, se for consumida juntamente com a dipirona, pode fazer a boca secar, tremores no corpo, alucinações e disritmia cardíaca. O consumo de 2 gramas a 3 gramas deste remédio, pode causar overdose.
O dextrometorfano está presente em xaropes, seu uso indevido e consumo de altas quantidades pode ocasionar sintomas psicóticos. O consumo deste medicamento com álcool aumenta as chances de overdose.
O ibuprofeno é um anti-inflamatório, muito comum e muito consumidos por milhões de brasileiros, O consumo de altas doses podem causar náusea, vômito, dores abdominais, letargia e sonolência.
Este remédio, se consumido em excesso, pode ocasionar sangramento gastrointestinal grave, úlceras e levar a óbito.
A overdose deste medicamento é mais comum em idosos e crianças pequenas, que utilizam doses maiores do remédio. Somente 8 comprimidos de Ácido acetilsalicílico, podem aumentar o risco de overdose.
Altas doses de dipirona podem ocasionar náuseas, vômito, vertigem, arritmia cardíaca, queda brusca de pressão arterial e comprometimento dos rins.
O consumo deste remédio em excesso pode ser perigoso, principalmente para quem já possui doenças hepáticas. O consumo de mais de 3 gramas diárias para adultos aumenta o risco de danos graves ao fígado.
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…
Se você está de olho em uma vaga e quer ganhar vantagem na fila, tenho…