Chamadas

8 séries de ação dos anos 90 que vale a pena maratonar

Os anos 90 foram maravilhosos para o lançamento de grandes séries que faziam sucesso na TV por assinatura. Grandes histórias que divertem, emocionam, têm mistério e fazem você pensar na trama. 

Com a chegada da TV por assinatura no Brasil, a TV aberta começou a desprezar as séries e focar mais em filmes de Hollywood. A Globo por exemplo deixou muitos seriados sem conclusão. A emissora não exibiu o final de “Barrados no Baile”, deixou o público sem saber o que aconteceria com os personagens de  “Mad About You”. Aliás essa série chegou a ser exibida na Band, mas também não teve suas temporadas exibidas completamente.

Já a TV Cultura exibiu “Anos Incríveis” do início ao fim. A trama foi um grande sucesso do canal paulista. Muitos desses seriados só tiveram todas suas temporadas exibidas na TV por assinatura.

“Anos Incríveis” (1988 – 1993)

Anos Incríveis / Imagem de Divulgação

A TV Cultura conseguiu prender o público jovem quando decidiu colocar na sua grade de programação a série “Anos Incríveis”. Foi um grande acerto. A trama fez um grande sucesso, tanto que a emissora comprou todas as temporadas e as exibiu até o seu final. Sendo um total de seis temporadas.

“Anos Incríveis” (The Wonder Years, no original) é uma série de televisão estadunidense que foi originalmente exibida na rede norte-americana ABC. Criada por Carol Black e Neal, tendo 115 episódios.

A trama apresenta as questões sociais e os eventos históricos do final dos anos 1960 e início dos anos 1970, através dos olhos do protagonista Kevin Arnold (Fred Savage), que vive os assuntos da adolescência, com seu grande amigo Paul (Josh Saviano) e sua paquera Winnie Cooper (Danica McKellar). 

A série também aborda diversas situações familiares e outros assuntos relacionados à época. Enquanto se passam as histórias, os acontecimentos são narrados por um Kevin mais velho e experiente, que descreve o que acontece e conta o que aprendeu de suas experiências.

“Anos Incríveis” está disponível no Disney+.

“Arquivo X” (1993 – 2002)

Arquivo X / Imagem de Divulgação Prime Video

Uma das séries de grande sucesso na TV paga foi “Arquivo X”, exibida no Brasil pelo canal Fox. É um seriado de ficção científica criado por Chris Carter. Foi exibida originalmente entre 10 de setembro de 1993 e 19 de maio de 2002, e em um revival de duas temporadas adicionais exibidas entre 24 de janeiro de 2016 e 21 de março de 2018.

A trama gira em torno dos agentes especiais do FBI, Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson), que investigam os Arquivos-x: casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais. Mulder acredita na existência de extraterrestres e em paranormalidade, enquanto Scully, uma médica cética, é designada para fazer análises científicas das descobertas de Mulder e propor alternativas racionais ao seu trabalho.

Ambos os agentes tornam-se alvo de uma trama conspiratória e passam a confiar apenas um no outro e em outras poucas pessoas. Eles também descobrem os planos do governo de manter a existência de vida extraterrestre um segredo.

Além da série de TV, dois filmes também integram sua franquia: “The X-Files”, lançado em 1998, que ajuda a explorar a história maior narrada pela série e “The X-Files: I Want to Believe”, lançado em 2008, que serve apenas como um evento episódico.

Onde assistir: Star+ e Amazon Prime Video.

“Barrados no Baile” (1990 – 2000)

Barrados no Baile / Imagem de Divulgação Fox

Beverly Hills 90210 é uma série do gênero drama adolescente, criada por Darren Star, e produzida por Aaron Spelling, sob sua companhia de produção Spelling Television. No Brasil, quando foi exibida na Rede Globo, ganhou o título de “Barrados no Baile”. Teve dez temporadas exibidas pela Fox de 4 de outubro de 1990 a 17 de maio de 2000, e segue as vidas de um grupo de jovens privilegiados que vivem em Beverly Hills, Califórnia. “90210” refere-se a um dos cinco códigos postais da cidade.

A premissa inicial do drama foi baseada na mudança e choque cultural que os gêmeos Brandon (Jason Priestley) e Brenda Walsh (Shannen Doherty) experimentam quando eles e seus pais, Jim (James Eckhouse) e Cindy (Carol Potter), mudam-se de Minneapolis, Minnesota, para Beverly Hills.

Além de narrar as amizades e relações românticas dos personagens, a série abordou questões como sexo, estupro, homofobia, alcoolismo, abuso de drogas, violência doméstica, distúrbios alimentares, anti-semitismo, direitos dos animais, racismo, suicídio, gravidez na adolescência e AIDS.

Onde assistir: Pluto TV.

“Buffy a Caça-Vampiros” (1997 – 2003)

Buffy a Caça-Vampiros / Imagem Reprodução

“Buffy, a Caça-Vampiros” é uma série de televisão de drama sobrenatural criada por Joss Whedon. A história segue a vida de Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar), a mais recente numa linha de jovens mulheres conhecidas como Caçadoras, escolhidas pelo destino para a batalha contra vampiros, demônios, e outras forças das trevas.

Buffy é auxiliada por um Conselho de Observadores, que orienta, ensina e as conduz. Contrariamente às suas antecessoras, Buffy tinha um círculo de amigos leais, que se tornou conhecido como o “Scooby Gang”. A série estreou em 10 de março de 1997 e foi concluída em 20 de maio de 2003.

Também estão no elenco Alyson Hannigan, David Boreanaz, Nicholas Brendon, James Marsters, Charisma Carpenter e Michelle Trachtenberg.

Onde assistir: Star+.

“Charmed” (1998 – 2006)

Charmed / Imagem de Divulgação fandom

“Charmed”  é uma série de televisão norte-americana exibida entre 1998 e 2006. No Brasil ganhou o nome de “Jovens Bruxas” e foi exibida pelo canal Sony Channel. A trama gira em torno de poderosas bruxas, conhecidas na comunidade sobrenatural como as Charmed Ones (traduzido como Encantadas). 

Cada uma das irmãs tem um poder particular, que se desenvolve à medida que conseguem controlá-lo. Elas vivem em São Francisco, Califórnia numa mansão que foi erguida por sua família em um poderoso lugar de conversão mágica e usam seus dons para defenderem inocentes contra bruxos, feiticeiros, demônios e outras criaturas sobrenaturais que vivem no submundo.

No elenco estão Shannen Doherty, Holly Marie Combs, Alyssa Milano, T.W. King, Dorian Gregory, Greg Vaughan, Karis Paige Bryant e Brian Krause.

Onde assistir: Pluto TV.

“Dawson’s Creek” (1998 – 2003)

Dawson’s Creek / Imagem de Divulgação fandom

Dawson’s Creek é uma série de drama exibida originalmente entre 20 de janeiro de 1998 a 14 de maio de 2003 pelo canal The WB e foi produzida pela Sony Pictures Television. No Brasil foi exibida pelo canal pago Sony Channel.

Foi criada por Kevin Williamson, contava a história do sonhador Dawson Leery (James Van Der Beek), além de seus seus amigos Joey Potter (Katie Holmes), Jen Lindley (Michelle Williams), Pacey Witter (Joshua Jackson) e Jack McPhee (Kerr Smith). 

Rapidamente ganhou grande repercussão na mídia e com o público jovem, devido à maturidade com que os personagens tratavam os temas da adolescência. 

Para o grupo de adolescentes, formado por Dawson, Joey, Pacey e Jen, passar para o “mundo” adulto não poderia ser mais difícil.

Em Capeside, uma pequena cidade do litoral perto de Boston, eles convivem com os mais diferentes tipos de problemas no cotidiano, o que os fazem crescer e entender melhor o mundo em que vivem. Agora cada um precisa decidir o rumo de suas vidas. 

Não é nada fácil, mas, com amor e amizade, esse caminho será mais fácil de encarar. Considerada uma das melhores séries dramáticas para o público jovem dos anos noventa, Dawson’s Creek foi uma das séries preferidas dos leitores da consagrada revista People, tendo sido indicada para receber o People’s Choice Award.

Onde assistir: Amazon Prime Video.

“Frasier” (1993–2004)

Frasier / Imagem de Divulgação

Frasier (Kelsey Grammer) é um psiquiatra que volta à sua cidade natal, Seattle, para apresentar um programa de rádio. Seu pai, Martin Crane (John Mahoney), acaba indo morar com ele, fazendo com que os dois sempre discutam. 

Seu irmão, Dr. Niles Crane (David Hyde Pierce), também é psiquiatra e fica disputando com Frasier quem é o melhor. Niles nutre uma paixão secreta por Daphne Moon (Jane Leeves), a fisioterapeuta de seu pai. 

Ele só não declara seu amor por ela porque é casado com Maris, uma estranha milionária que nunca apareceu no programa. Os personagens, durante a série, apenas falam sobre seu excêntrico comportamento e suas características, que a fazem parecer horrivelmente bizarra.

Onde assistir: Ela está no catálogo da Amazon Prime Video, porém ainda não está disponível para o Brasil.

Leia também | 10 k-dramas lançados em 2024 que valem a pena assistir

“Mad About You” (1992 – 1999)

Mad About You / Imagem de Divulgação Prime Video

“Mad About You” é uma sitcom estrelada por Paul Reiser e Helen Hunt, exibida pela rede NBC entre 23 de setembro de 1992 a 24 de maio de 1999. Foi exibida de forma incompleta na Globo e Band. Porém todas as temporadas foram exibidas no Brasil pelo canal pago Sony Channel. Por aqui recebeu o nome de “Louco Por Você”.

A série tem como tema principal as neuroses e confusões de um casal recentemente casado morando em Nova Iorque. Paul Buchman (Paul Reiser) é um diretor de documentários, e Jamie Stemple Buchman (Helen Hunt) é uma especialista em relações públicas. Perto do fim da série o casal teve uma filha chamada Mabel.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Quais são as cervejas preferidas dos brasileiros?

Ela é querida pelos brasileiros! Está presente nos churrascos, festas, nos encontros com os amigos.…

47 minutos atrás

8 faculdades de 2 anos que pagam salários acima de R$ 3 mil

Existem cursos de curta duração que podem ajudar você a entrar no mercado de trabalho.…

3 horas atrás

Conheça as 5 Piores profissões do Brasil

Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…

4 horas atrás

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

17 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

18 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

21 horas atrás