A ordem agora é economizar energia para não ter surpresas desagradáveis ao receber a tarifa de energia. Em casa você pode ter verdadeiros vilões que podem impactar sua conta de luz. Por isso, fique atento aos eletrodomésticos que, silenciosamente, aumentam os custos mensais. Os aparelhos que você usa no seu dia a dia podem estar consumindo muita energia. Muitos deles ficam ligados 24 horas.
Para ajudar você a evitar pagar altos valores na sua tarifa de energia, selecionamos 9 eletrodomésticos que mais consomem energia e que você ao fazer pequenas mudanças pode perceber uma diferença na sua economia doméstica.
Um dos maiores consumidores de energia, especialmente em climas quentes. Um ar-condicionado pode consumir muita energia, dependendo de vários fatores, como a potência do aparelho, o tamanho do ambiente e o tempo de uso
O ar-condicionado no modo refrigeração consome mais energia do que no modo ventilação. Para economizar energia, você pode regular a temperatura para 23ºC. Verificar o consumo de energia indicado no manual do equipamento ou no selo da Procel. Os aparelhos com selo Procel A são os mais econômicos.
Precisa ficar ligada 24 horas por dia, mesmo que seu consumo individual seja relativamente baixo. Ela é a que mais consome energia na casa.
O consumo de energia de uma geladeira varia de acordo com o modelo, a eficiência energética e o tamanho. Uma geladeira média, com capacidade entre 200 e 400 litros, consome em média 20 a 40 kWh por mês.
Utilizados frequentemente, consomem bastante energia. O consumo de energia de um fogão elétrico pode variar de 30 a 100 kWh por mês, dependendo do uso regular.
O consumo de energia de um forno elétrico pode depender de vários fatores, como o modelo, a potência, o tempo de uso e o tipo de isolamento térmico.
Chuveiro elétrico: Pode consumir muita energia, especialmente se usado por longos períodos.
Gasta muita energia para secar as roupas rapidamente. O consumo de energia de uma secadora de roupas pode variar bastante, dependendo de vários fatores, como o modelo, a potência, a frequência de uso e o valor do kWh na sua cidade.
Em média, o eletrodoméstico consome entre 1 kWh e 4 kWh por ciclo de secagem. Se for usada 3 vezes por semana, o consumo mensal pode variar de 18 kWh a 48 kWh.
A máquina de lavar louça usa energia tanto para lavar quanto para secar. O consumo médio de uma máquina de lavar louça que é usada 30 dias por mês, durante 40 minutos, é de cerca de 30,86 kWh.
Embora use menos energia que outros eletrodomésticos, ainda consome uma quantidade significativa. Um forno de micro-ondas pode consumir muita energia, principalmente quando está em stand-by. O funcionamento varia entre 1,00 kWh e 1,50 kWh por hora. Modelos mais robustos podem chegar a 3,5 kWh.
Pode consumir bastante energia, especialmente se usado por longos períodos. Em média, um aspirador de pó comum consome entre 1 a 1,5 kWh por hora de uso. Os aspiradores mais comuns têm entre 600 a 1600W de potência. Quanto mais Watts, mais forte é a aspiração do produto.
Gasta energia para aquecer e passar as roupas. O ferro de passar roupa consome muita energia, pois precisa alcançar altas temperaturas para funcionar corretamente. Para economizar energia você pode:
Leia também | Bandeira Amarela: conta de luz fica mais barata a partir deste mês
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões da conta de luz. Ele é um grande consumidor de energia e pode representar entre 25% e 35% do valor da conta de luz. O recomendável para economizar energia é evitar usar o chuveiro nos horários de maior consumo, entre 18h e 21h e utilizá-lo no modo “verão” nos dias quentes.
Vira e mexe estamos sempre questionando alguma coisa da língua portuguesa. E uma das maiores…
Ansiedade e a depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais os trabalhadores…
Um estudo realizado pelo Banco Mundial, aponta que a idade mínima no Brasil para se…
Atenção concurseiros, ótima notícia! O Ministério Público da União (MPU) anunciou um concurso público para…
Você já pensou em ir trabalhar em outro país? Alguns brasileiros tem este sonho e…
Imagine-se na seguinte situação: ganhar quase meio milhão de reais por ano, sem nem sair…