Muitos brasileiros sonham com a possibilidade de viver na Europa, afinal, grande parte dos países do velho continente são reconhecidos como países de primeiro mundo, prósperos e cheios de oportunidades para quem viver por lá.
De fato, muitos países europeus são extremamente prósperos, inclusive para imigrantes, por exemplo, a Alemanha, que é o país mais rico da Europa, e tem aberto cada vez mais as suas fronteiras para atrair novos imigrantes (inclusive do Brasil), para trabalhar por lá.
Segundo os últimos dados públicos da Secretaria de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares e Jurídicos do Ministério das Relações exteriores, temos cerca de 1,5 milhão de brasileiros vivendo atualmente na Europa.
Diante desse grande contingente de brasileiros vivendo na Europa, você já se perguntou onde vive a maioria deles? Apesar de existirem muitos países no continente europeu, na verdade, muitos brasileiros acabam escolhendo os mesmos destinos para viver.
Leia também | 21 países europeus que liberam cidadania por descendência
Com base nos dados do Ministério da Relações Exteriores, os países da Europa com maior número de brasileiros são:
Um fato interessante sobre a quantidade de brasileiros na Europa é que, apesar dos números chegarem próximo aos 1,5 milhão de pessoas. Ainda sim é menor do que o número total de brasileiros nos Estados Unidos que, conforme os últimos dados chega a 1,9 milhão de brasileiros.
Dessa forma, o continente com mais brasileiros além da América do Sul é a América do Norte, que possuí um total de 2.078.170 brasileiros vivendo por lá. O que dá uma porcentagem de 45,19% de todos os brasileiros vivendo em outros países do mundo.
Já os países europeus representam 32,42% do total de brasileiros que atualmente vivem em outro país. Uma fração muito importante e significativa para nós brasileiros e para os países da Europa, afinal, esses brasileiros acabam impactando na economia destes países.
Existem muitos fatores que acabam contribuindo para que os brasileiros procurem imigrar para a Europa, dentre deles, podemos destacar a violência, a crise econômica, a baixa qualidade de vida e desigualdade social enfrentados em nosso país.
Além disso, que acaba contribuindo para que os brasileiros optem pela Europa está na facilidade de acesso, afinal, para entrar nestes países não é necessário apresentação de visto, como acontece nos Estados Unidos, muito embora, o prazo máximo de permanência legal seja de 90 dias.
Outra questão que acaba chamando a atenção de cada vez mais brasileiros é a escassez de mão de obra enfrentada pelos países europeus, que estão vendo sua força de trabalho envelhecer, as taxas de natalidade sendo reduzidas e consequentemente perdendo sua força de trabalho.
Esses são alguns dos principais motivos que fazem com que muitos brasileiros acabem optando pelos países europeus no momento de imigrarem.
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…