De uns tempos para cá, escutamos com mais frequência que, devido à digitalização, automação dos processos e a implementação da Inteligência Artificial, algumas profissões podem sofrer grandes impactos no futuro e até mesmo serem completamente extintas do mercado de trabalho.
Mas afinal, como se determina se uma profissão pode acabar? A verdade é que uma profissão acaba entrando no rol daquelas mais cotadas para sofrerem grandes impactos, quando estão atreladas a trabalhos mais repetitivos que podem ser facilmente substituídas por máquinas, profissões que não dependam da subjetividade humana para tomada de decisão, entre várias outras questões.
Talvez você esteja se perguntando, mas afinal, quais são as profissões que podem ser mais impactadas nos próximos anos, e quem sabe até mesmo acabar? Para responder essa pergunta, diversas pesquisas e estudos tentam compreender as novas tendências do mercado, a aplicação de novas tecnologias para tentar chegar a algumas estimativas.
A exemplo disso temos o Fórum Econômico Mundial que em parceria com a Fundação Dom Cabral, analisou o mercado de trabalho e projeções para os próximos anos, e conseguiu listar algumas das profissões mais ameaçadas para os próximos anos, mais especificamente já para 2027.
Lembrando que, o objetivo do estudo é compreender os impactos da tecnologia e a 4ª Revolução Industrial no mercado de trabalho. Ao todo, foram cerca de 45 economias analisadas por diferentes dados estatísticos, além disso, mais de 800 empresas de 27 setores diferentes foram consultadas para que se pudesse chegar a esse resultado.
Leia também | 12 profissões que não precisam se preocupar em serem demitidos
Profissões que podem acabar até 2027
A pesquisa do Fórum Econômico Mundial, projeta que, até 2027, cerca de 26 milhões de empregos formais devem desaparecer no mundo, graças justamente a digitalização, automação e adoção da Inteligência Artificial nos processos das empresas, o que consequentemente impulsiona a extinção de determinadas profissões.
Com base nos dados analisado, as profissões que devem desaparecer, ou pelo menos, sofrerem fortes impactos são:
- Assistentes de registro de produtos e estoque;
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros.
- Caixas de banco e profissões relacionadas;
- Caixas de supermercado e cobradores;
- Escriturários de contabilidade;
- Escriturários de entrada de dados;
- Funcionários dos Correios;
- Legisladores e oficiais judiciários;
- Secretários administrativos e executivos;
Comentários estão fechados.