9 tipos de trabalho que menores de idade podem exercer
Existem algumas atividades que, mesmo os jovens menores de idade podem exercer legalmente, e aqui vamos conhecer quais são elas
Muitos jovens e adolescentes sonham com a possibilidade de trabalhar, seja para ajudar os pais em casa, quanto para poder ter dinheiro para comprar as coisas que tanto deseja. Contudo, no Brasil, existe um grande dilema quanto ao trabalho de jovens menores de idade.
Naturalmente, empregos formais, como, por exemplo, de caixa, ou atendente, são expressamente proibidos para jovens menores de idade, contudo, existem outras atividades legais que os adolescentes podem exercer legalmente. Pensando nisso, nós decidimos trazer algumas das melhores opções de trabalho que são, devidamente legais e menores de idade podem exercer.
Leia também | Terminei o ensino médio e quero trabalhar, como conseguir emprego?
1. Menor aprendiz
A primeira sugestão e mais tradicional é explorar as oportunidades oferecidas pelo programa Jovem Aprendiz. Destinado a jovens de 14 a 24 anos, esse programa proporciona uma variedade de funções sob o amparo das Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), garantindo diversos benefícios.
Com a possibilidade de ter a carteira assinada, o jovem ainda pode vislumbrar uma efetivação no futuro, dependendo de seu desempenho durante o período de contrato.
2. Dar aulas particulares
Menores de idade podem oferecer aulas particulares porque isso não envolve o ambiente tradicional de trabalho. Isso permite que eles compartilhem suas habilidades e conhecimentos, proporcionando uma experiência educativa única para outros estudantes.
3. Streamer
Uma das profissões do momento para os jovens é a de ser um streamer. A boa notícia é que é totalmente possível se tornar um streamer sendo menor de idade. Isso também oferece a oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e entretenimento, enquanto são supervisionados para garantir um ambiente seguro.
4. Blogueiro
Jovens podem blogar legalmente, pois isso estimula a expressão pessoal e o desenvolvimento da escrita. Isso também promove a responsabilidade online, ensinando sobre a importância da autenticidade e do respeito e o melhor, ainda pode se tornar uma profissão.
5. Atleta
Jovens podem competir como atletas, pois o esporte é uma maneira valiosa de ensinar trabalho em equipe, disciplina e saúde física. A participação em competições também pode ajudar no desenvolvimento pessoal.
6. Youtuber
Ser um Youtuber é o sonho de muitos adolescente, e ainda permite que os jovens expressem sua criatividade e compartilhem seus interesses. O YouTube é uma plataforma de aprendizado, e legalizar isso incentiva o desenvolvimento de habilidades de produção de vídeo e edição, menores de idade podem abrir seus canais com o consentimento do pais.
7. Editor de vídeos
Permitir que menores de idade trabalhem como editores de vídeos reconhece suas habilidades técnicas e criativas. Além disso, essa atividade pode ser uma forma de aprendizado profundo sobre a produção audiovisual. Os jovens podem editar seus próprios vídeos em seus canais do YouTube, por exemplo.
8. Dublador
Crianças e adolescentes podem trabalhar como dubladores, o que ainda pode se tornar uma experiência super legal para jovens interessados em atuação e expressão vocal. Essa função proporciona uma oportunidade única de aprender sobre o mundo do entretenimento.
9. Influenciador
Outra profissão em alta para os jovens é a de influenciador, o que os permite desenvolver suas habilidades de comunicação e influência. Legalizar essa atividade reconhece a influência positiva que eles podem ter sobre sua comunidade online.
Comentários estão fechados.