7 maneiras cientificamente comprovadas de ficar mais inteligente
Com pequenas ações que você poderá implementar na sua rotina, você poderá melhorar e muito o desempenho do seu cérebro
Muitas pessoas buscam maneiras de se tornar mais inteligente. Através da neurociência, podemos descobrir segredos sobre a inteligência e consequentemente descobrir novos estímulos que podem fazer com que nos tornemos cada vez mais inteligentes.
Para muitas pessoas, tornar-se mais inteligente pode parecer uma tarefa difícil, mas a verdade é que estimular sua inteligência, muitas vezes é algo absolutamente simples, sendo bem mais fácil do que frequentemente imaginamos.
Pensando nisso, vamos apresentar alguns truques baseados em pesquisas de neurociência que podem ajudá-lo, a se tornar mais inteligente, mantendo seu cérebro funcionando a todo vapor conforme você envelhece.
1. Jogue videogame para estimular sua mente
De acordo com neurocientistas, jogar jogos de videogames de ação, com moderação, pode ampliar sua habilidade de analisar situações rapidamente e tomar decisões ágeis baseadas em percepções da situação.
Além disso, os videogames aprimoram a acuidade visual, a percepção de formas e cores, e contribuem para a “plasticidade cerebral”, capacitando o cérebro a modificar sua estrutura em áreas como o lobo parietal (foco), lobo frontal (concentração) e cíngulo anterior (atenção).
2. Socialize
Além de trazer benefícios à felicidade e à saúde física, a socialização também acrescenta um benefício à inteligência. Um estudo da Universidade de Michigan descobriu que pessoas envolvidas em interações sociais frequentes tendem a apresentar um desempenho cognitivo superior. A conexão com outros seres humanos é uma prática que estimula nossa mente.
3. Mastigue chiclete
Surpreendentemente, mastigar chiclete não é apenas uma prática casual. Em um experimento, participantes que mascavam chiclete em ambientes desafiadores apresentaram maior estado de alerta, tempos de reação mais rápidos e maior capacidade de atenção. Além do benefício cognitivo, essa prática também está associada a níveis mais baixos de estresse e melhora do humor.
Leia também | 5 técnicas cientificamente comprovadas de melhorar sua concentração
4. Faça sexo
A frequência da atividade sexual está correlacionada positivamente com a inteligência, revelou um estudo publicado no The Journals of Gerontology . Pessoas que relataram atividades sexuais semanais mostraram pontuações mais altas em testes padronizados de inteligência em comparação com aquelas que não o fizeram. A prática regular de sexo é, portanto, associada a um desempenho cognitivo mais aprimorado.
5. Sonhe acordado
Sonhar acordado não é apenas permitido, mas também pode torná-lo mais inteligente. Um estudo do Instituto de Tecnologia da Geórgia nos Estados Unidos, descobriu que as pessoas que mais experimentam sonhar durante o dia tiveram pontuações significativamente mais altas em testes de habilidades intelectuais e criativas.
6. Toque um instrumento musical
O treinamento musical, de acordo com o Journal of Neuroscience, aprimora a função do sistema nervoso, focando a atenção em sinais acústicos significativos. Este aprimoramento se estende às habilidades cognitivas e linguísticas. Tocar um instrumento musical, especialmente em conjunto, envolve praticamente todas as partes do cérebro, contribuindo para habilidades comunicativas aprimoradas em diferentes meios.
7. Escreva a mão
Escrever à mão, em vez de digitar no computador, também trás muitos benefícios cognitivos. Pesquisas de universidades renomadas como da Universidade de York e da Universidade de Toronto, revelou que fazer anotações à mão durante aulas resulta em uma melhor retenção de informações, compreensão aprimorada e melhor desempenho em testes. Pegue papel e caneta para potencializar sua inteligência de maneira clássica.
Comentários estão fechados.