Acne: a inimiga dos adolescentes. Saiba como tratar
Na maioria dos casos, a espinha, como é popularmente chamada a acne, é causada por alterações hormonais, sendo mais comum na adolescência
O mundo do adolescente vem abaixo quando ele se olha no espelho e vê no rosto o surgimento de uma acne. Então, o jovem começa arranjar artifícios para esconder a famosa espinha. Mas a melhor forma de resolver o problema é consultando um dermatologista.
A acne é a inflamação da pele que ocorre quando o folículo piloso fica obstruído, acumulando óleo ou células mortas da pele. Isso favorece o crescimento de bactérias na base do folículo e o surgimento da acne no rosto, testa, peito, parte superior das costas ou ombros.
Na maioria dos casos, a espinha, como é popularmente chamada a acne, é causada por alterações hormonais, sendo mais comum na adolescência, na gravidez ou durante a menstruação. Também pode ocorrer em qualquer fase da vida devido ao estresse, à alimentação rica em gordura ou ao uso de remédios, como os corticoides, por exemplo.
Sintomas
Os sintomas da acne vão variar de acordo com sua gravidade e causa, e geralmente incluem:
- Pequenos cravos, que são pontos pretos ou brancos, no rosto, peito ou costas;
- Pápulas, que são elevações na pele arredondadas, endurecidas e avermelhadas;
- Pústulas, que são pequenas espinhas que contêm pus;
- Nódulos internos sob a pele, sólidos e dolorosos;
- Cistos, que são nódulos grandes, dolorosos e com pus.
Nos casos em que acontecem o surgimento de acne na forma de cistos, a pele pode ficar com marcas ou cicatrizes. Neste caso, o importante a fazer é ir logo a um dermatologista. Ele vai avaliar a causa, diagnosticar o tipo de acne e iniciar o tratamento mais adequado.
Neste caso, o médico fará uma avaliação da pele do rosto, tórax, costas e ombros, analisará o histórico familiar de acne e de outros fatores, como estresse ou uso de remédios.
Também o dermatologista pode solicitar exame de sangue ou dosagem de hormônios para identificar alterações que podem levar ao surgimento da acne e, assim, indicar o melhor tratamento.
Tratamento
O tratamento da acne deve ser sempre orientado por um dermatologista, que pode indicar o uso de cremes tópicos, antibióticos ou resinoides orais, dependendo do tipo de acne e da gravidade dos sintomas.
Comentários estão fechados.