6 idiomas que são mais falados no Brasil além do português
Além do nosso amado português, várias outras línguas são amplamente faladas aqui no Brasil, e muitas pessoas nem imaginam
Quando falamos em idiomas e o Brasil, normalmente pensamos em duas coisas, o português como a língua oficial e claramente o idioma mais falado do nosso país, e o inglês como a língua mais estudada, como a segunda língua mais falada entre os brasileiros, certo?
Mas e se te falarmos que, no Brasil, existem milhares de pessoas falando outros idiomas além do português? Pois é, em terras tupiniquins, muitas pessoas, principalmente de determinadas culturas e regiões, acabam falando outras línguas além do próprio português.
O mais legal disso tudo é que muitas dessas línguas tão faladas por aqui, a maioria das pessoas nem imagina. Pois é, para deixar seu conhecimento sobre os idiomas no nosso país ainda mais refinado. Vamos te contar quais são os idiomas mais falados no Brasil, além do próprio português. Garantimos que alguns dos idiomas vão te surpreender.
Leia também | 10 idiomas mais difíceis do mundo de aprender
Idiomas mais falados no Brasil além do português
Muito além do português, existem alguns idiomas incríveis que são falados no nosso país, existem diversos motivos para isso como, como, por exemplo regiões específicas onde determinadas colônias se estabeleceram, influências externas entre outros. A seguir vamos te contar quais os idiomas mais falados por aqui que vão além do português.
Os 6 idiomas mais falados no Brasil além do português são:
- Alemão
- Italiano
- Japonês
- Línguas indígenas
- Espanhol
- Inglês
Alemão
Surpreendentemente, o alemão é falado por 1,9% da população brasileira, tornando-se a segunda língua mais falada no país. Este fenômeno remonta aos anos 1940, com a chegada de uma grande leva de imigrantes alemães, especialmente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A maioria dos falantes hoje são descendentes desses imigrantes.
Italiano
Cerca de 25 milhões de brasileiros têm origem italiana, e isso se reflete na popularidade do italiano como uma das principais línguas faladas no Brasil. Os imigrantes italianos começaram a se estabelecer no Brasil no final do século XIX, especialmente no sul e sudeste do país, em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. A Itália também é um parceiro comercial vital para o Brasil, o que estimula o interesse pelo idioma tanto para negócios quanto por sua influência cultural.
Japonês
A imigração japonesa no século XX introduziu o japonês principalmente nas regiões sul e sudeste do Brasil, incluindo estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Com cerca de 1,5 milhão de falantes, o japonês desperta curiosidade entre os brasileiros, com muitos descendentes de japoneses buscando preservar as tradições e a língua através de escolas especializadas.
Línguas Indígenas
O Brasil é lar de uma rica diversidade linguística, com mais de 400 mil pessoas falando línguas indígenas. Segundo o Censo de 2010 do IBGE, existem 274 línguas indígenas faladas por 305 diferentes etnias. Os troncos linguísticos mais predominantes são o Tupi e o Macro-Jê, mas também existem muitos outros idiomas ameríndios como Guarani, Pirahã, e Tupiniquim.
Espanhol
Com 460.000 falantes no Brasil, o espanhol tem relevância histórica e geográfica, dada a proximidade com países hispanofalantes e a colonização espanhola em certas regiões brasileiras. No mercado de trabalho, o espanhol é essencial para as relações comerciais e sua influência cultural é marcante através da música, literatura e outras formas de arte.
Inglês
Como uma língua global, o inglês é a mais estudada no Brasil, sendo essencial em áreas como negócios, turismo, tecnologia e comunicação internacional. Sua presença obrigatória nas escolas e a demanda por cursos de inglês como língua estrangeira deixam claro a importância deste idioma para desenvolver habilidades comunicativas e abrir oportunidades profissionais.
A influência de outras línguas no Brasil
A influência de outras línguas no Brasil é um reflexo da sua história de colonização, imigração e diversidade étnica. O português, introduzido pelos colonizadores, foi enriquecido e modificado pelo contato com línguas indígenas, contribuições africanas trazidas por escravizados, e as várias línguas de imigrantes europeus e asiáticos. Palavras e expressões dessas línguas foram absorvidas, enriquecendo o vocabulário e influenciando a pronúncia e a gramática regionais.
Essas misturas linguísticas serviram para moldar variantes regionais do português brasileiro, assim como também fortaleceram expressões culturais, como a música, a culinária e as tradições religiosas. As línguas de imigrantes ajudaram a formar comunidades com identidades culturais distintas, contribuindo para a diversidade cultural do nosso país.
Além disso, a valorização e o reconhecimento das várias línguas faladas no Brasil são fundamentais para a inclusão social e a preservação cultural, mantendo os costumes e tradições vivos nas mais diferentes regiões do nosso país.
Comentários estão fechados.