6 técnicas cientificas para conseguir tirar boas notas em provas
Para que você consiga tirar boas notas em provas, você precisa utilizar técnicas que te ajudam a potencializar seu desempenho acadêmico
Seja você um estudante de um curso de nível superior, nível técnico, se está prestes a prestar um concurso público ou qualquer outra situação. Se tem uma coisa que todas essas pessoas têm em comum é que, muito em breve, precisarão testar seus conhecimentos realizando algum tipo de prova.
E aí que entra um grande dilema para os estudantes: como conseguir tirar boas notas? Embora muitos estudantes se concentrem na gestão do tempo e hábitos para estudo, existem muitas técnicas específicas e o melhor de tudo, cientificamente comprovadas, que podem ajudá-los a aumentar significativamente o seu desempenho acadêmico.
Caso você esteja se preparando para enfrentar uma prova muito importante, e quer potencializar seu desempenho acadêmico, neste artigo, nós vamos nos aprofundar em conceitos e estratégias exclusivas que vão muito além de simples dicas genéricas de produtividade.
Desde dispositivos mnemônicos até mesmo o efeito Zeigarnik, vamos compreender a fundo as melhores técnicas que podem garantir com que você evolua vários níveis no seu desempenho acadêmico, mesmo em pouco tempo.
Leia também | 7 técnicas comprovadas para controlar o nervosismo e se acalmar
Dispositivos mnemônicos
Uma das técnicas mais populares e eficientes que existem são os dispositivos mnemônicos, que ajudam a lembrar de informações através de associações, siglas ou outras técnicas mais criativas. Geralmente, essa técnica é recomendada para lembrar de listas, sequências ou mesmo informações mais complexas.
Por exemplo, você poderá utilizar um acrônimo como “PEMDAS”, para ajudá-lo a lembrar a ordem exata das operações matemáticas que são: Parênteses, Expoentes, Multiplicação, Divisão, Adição, Subtração. Dessa maneira, você pode criar seus próprios mnemônicos, ou mesmo usar os existentes para tornar o processo de retenção de informação dos estudos, muito mais envolvente, dinâmico e eficiente.
O efeito Zeigarnik
O efeito Zeigarnik se trata de um princípio psicológico que indica que as pessoas geralmente se lembram muito mais de tarefas incompletas ou interrompidas do que as tarefas concluídas. Dessa maneira, esse efeito pode ser tornar uma poderosa técnica de estudo.
Assim, ao invés de estudar na noite anterior da sua prova, comece suas sessões de estudo com antecedência e divida elas em segmentos menores e mais gerenciáveis. Ao deixar que alguns aspectos fiquem propositalmente incompletos, seu cérebro permanecerá engajado ao assunto, o que ajudará você a lembrar com mais facilidade do material.
Prática intercalada
Outra excelente alternativa é a prática intercalada, um método que presa a eficiência de misturar diferentes assuntos ou tópicos em uma mesma sessão de estudo. Essa técnica quebra a tradicional ideia de que você deve se concentrar exclusivamente em um tópico antes de passar para o seguinte.
Diversos estudos já deixaram claro que a prática intercalada ajuda as pessoas a reterem mais informação a longo prazo, além de melhorar as habilidades para resolver problemas, isso porque, desafia o seu cérebro a diferenciar diferentes conceitos, o que o torna mais ágil e adaptável.
O método dos Loci
O Método dos Loci, conhecido também como a técnica do palácio da memória, é um método muito antigo e que fora aprimorado que envolve a associação de informações a locais específicos no ambiente familiar. Quando você percorre mentalmente seu “palácio da memória”, você consegue recuperar as informações anexadas a cada local.
A técnica em questão é especialmente eficiente para aqueles que querem memorizar listas, vocabulário estrangeiro ou ainda qualquer informação sequencial.
Codificação dupla
A codificação dupla, se trata de uma teoria de aprendizagem cognitiva que indica que a combinação de informações visuais e verbais, ajudam a desenvolver a memória e a compreensão. Assim, quando for estudar, utilize palavras e imagens para representar o material.
Esse conceito pode ser feito através de mapas mentais, diagramas, ou mesmo incorporando imagens em suas anotações. Quando envolvemos nossas partes verbais e visuais do cérebro, nos aprofundando a ter mais compreensão e retenção de informações.
A técnica Feynman
Nomeada em homenagem ao físico Richard Feynman, ganhador do Prêmio Nobel em 1965, a técnica diz respeito a explicação de conceitos complexos como se você estivesse ensinando ao invés de aprendendo. Por exemplo, pegue o que está estudando e tente explicar em conceitos simples.
Quando você pega algo difícil de aprender e tenta explicar com conceitos mais simples, você identificara lacunas da sua compreensão e consequentemente estará reforçando seu conhecimento. Essa técnica, além de ajudar sua compreensão, aumenta a sua capacidade de lembrar do que foi aprendido.
Comentários estão fechados.