Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

20 profissões que podem te garantir o visto de trabalho europeu

Um relatório da EURES identificou as profissões com mais escassez de mão de obra nos países da União Europeia

Segundo o relatório da Autoridade Europeia do Trabalho (EURES), um número surpreendente de 400 profissões diferentes, foram classificadas como profissões com escassez de mão de obra em pelo menos um país pertencente a União Europeia ou do Espaço Schengen.

O relatório em questão, além de identificar quais são as profissões com maior escassez de mão de obra, também conseguiu identificar 321 profissões excedentárias, ou seja, que possuem trabalhadores a mais em pelo menos um dos países da União Europeia ou do Espaço Schengen.

Muito além de dizer que existem profissões em escassez e excedentárias, o relatório concluí que existe um certo desiquilíbrio no mercado de trabalho dos países europeus. O que tem feito com que muitos países tenham que recorrer a trabalhadores estrangeiros como forma rápida de preencher as vagas consideradas fundamentais para o desenvolvimento das economias.

A situação está levando vários países, como, por exemplo, a Alemanha, a ter que desenvolver novas estratégias de emprego dirigidas a jovens de outros países, facilitando a obtenção de um visto de trabalho.

Outros países da União Europeia estão ajustando suas políticas de migração, para que possam se tornar mais atraentes para os profissionais estrangeiros, em especial para aqueles em que os países estão necessitando com muita urgência.

Leia também | 7 profissões que os brasileiros menos confiam e acreditam

Profissões que permitem visto de trabalho europeu

O relatório da EURES que identifica esse cenário, publicou uma lista com algumas das profissões mais buscas na União Europeia, sendo algumas elas uma ocupação escassa em cerca de 16 países.

Dessa forma, estrangeiros que possuem experiência ou formação nessas profissões tem maiores probabilidades de obter um visto de trabalho para a Europa, em comparação com aqueles que exercem outras profissões.

Segundo o relatório da EURES, as seguintes profissões são aquelas que estão entre as 20 mais procuradas em toda a União Europeia:

  1. Assentadores de piso e de azulejos
  2. Carpinteiros e marceneiros
  3. Colocadores de concreto, finalizadores de concreto e trabalhadores relacionados
  4. Cozinheiros
  5. Desenvolvedores de software
  6. Eletricistas de construção e relacionados
  7. Eletromecânicos e montadores
  8. Encanadores e instaladores de tubos
  9. Mecânicos e reparadores de veículos automóveis
  10. Médicos especializados
  11. Médicos generalistas
  12. Motorista de ônibus e bonde
  13. Motoristas de caminhões pesados ​​e caminhões leves
  14. Operadores e configuradores de máquinas para trabalhar metal
  15. Pedreiros e trabalhadores relacionados
  16. Profissionais de enfermagem
  17. Programadores de aplicativos
  18. Soldadores
  19. Trabalhadores da construção civil
  20. Trabalhadores de chapa metálica.

Ainda, conforme o relatório, designers gráficos, administrativos, jornalistas, designers de interiores, decoradores, entre outros terão uma maior dificuldade de conseguir um visto de trabalho na União Europeia, haja visto que estão classificados como aquela mais excedentária na maioria dos países europeus.

Comentários estão fechados.