Manipulação: 7 sinais que estão te usando sem você saber
A manipulação faz parte da maioria dos relacionamentos com outras pessoas, mas é importante saber filtrar quando isso acontece
A manipulação acontece a todo momento em nossas relações pessoais, ela pode acontecer tanto decorrente de emoções ou ainda por ganância. Contudo, a melhor maneira para evitar ser manipulado, é descobrir quais são os sinais da manipulação.
A manipulação nada mais é do que o exercício de influência de uma pessoa sobre os outros, pessoas que manipulam os outros atacam seus lados mentais e emocionais, para conseguirem atingir o que desejam. O manipulador procura criar um desequilíbrio de poder, se aproveitando de você para obter controle, benefícios ou privilégios.
Diferente do que muita gente pensa, a manipulação tende a acontecer com mais frequência em relacionamento próximos, seja de um amigo, família, chefe, colega de trabalho ou mesmo do companheiro do qual estamos partilhando nossa vida.
Geralmente, os manipuladores têm truques em comum, que são utilizados para fazer com que você se sinta irracional, se sentir que está errado sob determinado ponto de vista, estando assim mais propenso a ceder aos seus desejos. Alguns exemplos incluem:
- Culpa
- Comparação
- Mentira
- Reclamação
- Negação
- Fingir ignorância ou inocência
- Culpa
Leia também | 7 sinais de que você está no caminho certo para vencer na vida
Sinais de que você está sendo manipulado
Ser vitima de manipulação não é nada bom, independente se vem por parte de um amigo, colega de trabalho, familiar ou parceiro. Portando, para te ajudar a se prevenir desse tipo de situação, fique atento a esses sinais de uma pessoa manipuladora.
Estão te culpando
Como a manipulação está diretamente ligado ao poder, uma pessoa manipuladora fará tudo o que puder para que você fique confuso e se sinta mais frágil. Muita vezes, eles fazem isso com estranhas desculpas e culpa. Por exemplo, alguém que está querendo colocar seus interesses acima das suas necessidades, vai querer que você se sinta culpado por decepcioná-lo.
Dessa forma, os manipuladores tendem a distorcer suas palavras, ou ainda, atribuir características negativas a você, ou sobre suas atitudes, para fazer com que você se sinta culpado por estabelecer ou tentar estabelecer um limite. Assim, como tudo fica confuso, o manipulador sai por cima da discussão, estando exatamente onde gostaria de estar.
Ignoram sua opinião
Para atingirem seus objetivos, os manipuladores podem sorrateiramente presumir que você concorda com tudo o que eles dizem. A verdade é que todos nós podemos projetar nossas suposições em pessoas e situações, afinal de contas isso é humano. Contudo, um manipulador vai tentar confundi-lo, dizendo que você fez ou disso algo para validar o ponto de vista dela, independente da sua opinião.
Muitas vezes, os manipuladores conseguem o que desejam explorando a sua própria memória. Eles podem dizer algo do tipo “Você não se lembra dessa conversa” Você tem uma memória muito ruim”. Quando os manipuladores ignoram sua opinião forjando uma situação da qual você não se lembra, ou que realmente nem aconteceu, eles conseguem exatamente o que querem.
Eles não lhe dão tempo para pensar
Na maioria das vezes, os manipuladores não lhe dão tempo para pensar. Coloque uma coisa na sua cabeça: desconfie sempre de pessoas que o pressionam por uma resposta imediata, especialmente se houver dinheiro envolvido. Você precisa de tempo para pensar e tomar uma decisão mais certeira, contudo, quando você se depara com uma situação em que não tem tempo de pensar saiba que estão te manipulando completamente.
Eles acabam com sua autoconfiança
Uma das técnicas mais poderosas de manipulação é acabar com a confiança da sua vítima. Muitas vezes os manipuladores farão de tudo para derrubá-lo, fazendo com que você se sinta inferior. Quando alguém quiser que você prove o seu valor, corra dela, se uma pessoa não vê você como um igual, que merece seu valor e respeito, então é essa pessoa que não merece valor e respeito. Quando se importam com você, as pessoas tentam levantá-lo, nunca diminuí-lo.
Eles te agradam com pequenos pedidos
Manipuladores geralmente começam pedindo favores simples e fáceis de atender para, gradualmente, introduzir pedidos mais complexos e significativos. O segredo é que, ao concordar inicialmente, torna-se mais difícil recusar solicitações posteriores. Após você ter acedido a pequenos favores, eles utilizam isso a seu favor, retratando-se como prejudicados diante de um pedido maior que você deseje recusar. Assim, mesmo relutantemente, você pode acabar cedendo.
Eles fingem preocupação
Essa é uma tática muito preocupante, pois envolvem sentimentos falsos. O manipulador demonstrará uma falsa preocupação com seu bem-estar, tudo em troca de mirar nas suas decisões e na sua confiança, tendendo inclusive a bajular você. Eles de repente se tornam interessados em sua vida, reservam um tempo para você, agem como preocupados, quando, na verdade estão manobrando você para conseguirem o que querem. Se uma pessoa de repente, ficar preocupado com você, cuidado, isso pode ter um interesse por trás.
Eles se comportam de forma passiva-agressiva
Muitas vezes, manipuladores seguem uma linha passivo-agressivo apenas para escaparem das coisas ou ainda conseguirem o que querem. Por exemplo, uma pessoa pode esquecer de pegar algo que você pediu propositalmente para deixá-lo irritado. Quando o erro é honesto, a pessoa apresentará remorso sincero por isso, mas, quando estão tentando manipular, haverá inúmeras desculpas para explicar o porquê não fizeram o que foi pedido.
Comentários estão fechados.