Os animais podem pensar? Saiba o que a ciência diz!
Se você já se perguntou alguma vez se os animais podem pensar, confira esta matéria e saiba a opinião de especialistas no assunto.
Com toda certeza, você, ou alguma pessoa próxima, já se questionaram se os animais possuem a capacidade de pensar. Se eles podem, o que se passa na mente dos bichos? Alguns especialistas já se questionaram sobre isso e realizaram algumas pesquisas.
Os animais são conhecidos por agirem instintivamente, fazendo o que é esperado que eles façam. Porém, o questionamento sobre o subconsciente animal é totalmente válido, por este motivo existem diversas pesquisas sobre o assunto.
Existem evidências de que muitas espécies são conscientes, além disso, alguns estudos concordam que certos animais têm alguma autoconsciência. Acompanhe os próximos tópicos e aprenda se os animais podem pensar.
Os animais agem apenas como robôs?
Como citamos anteriormente, uma parcela da população mundial encara os animais como “robôs”, que apenas seguem uma “programação” definida para eles, com base nos seus instintos, mas a realidade pode ser um pouco diferente.
“Não está claro até que ponto os animais vivenciam o mundo e se isso difere de espécie para espécie”, afirma Damian K. F. Pang, empresário, cientista e filósofo.
Portanto, não podemos afirmar muitas coisas sobre a experiência de vida dos animais, mas sabemos que eles estão longe de serem apenas robôs, algumas pesquisas pode falar mais sobre o subconsciente dos bichos.
Leia também | 10 filmes para quem ama animais
Alguns estudos sobre o pensamento dos animais
Existem provas de que muitos animais reconhecem seu próprio reflexo, incluindo elefantes e até formigas. Esses testes são aceitos por muitos pesquisadores, mas para outros, são considerados controversos como medidas de autoconsciência.
Algumas linhas de pesquisa deram fortes razões para acreditar que os animais podem atribuir estados mentais a outros seres, como perceber os desejos ou intenções de outros animais.
Já foi provado que as abelhas rolam bolas simplesmente por diversão e que alguns primatas possuem senso de humor e brincam entre si.
Leia também | 8 animais que só existem na América do Sul
Afinal, os animais podem pensar?
Embora não haja nenhuma prova definitiva, as descobertas recentes mostram que existe, sim, alguma forma de consciência nos animais.
“Há um consenso emergente entre os cientistas de que nossos animais de estimação e possivelmente até mesmo répteis e insetos podem ter alguma forma de consciência”.
Portanto, podemos afirmar que a ciência está avançando no sentido de provar se os animais podem pensar e atribuir sentimentos reais a coisas, situações e pessoas. A ciência caminha para provar que alguns animais realmente possuem um certo tipo de consciência.
- este artigo foi baseado na pesquisa de Damian K. F. Pang, publicada no site Psychology Today.
Comentários estão fechados.