Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Os 6 direitos trabalhistas que todos devem conhecer

Conheça alguns dos principais direitos trabalhistas garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Existem diversos direitos trabalhistas garantidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para os profissionais que atuam de carteira assinada, a legislação concede diversos direitos que devem ser inegociáveis.

Confira abaixo os seis direitos trabalhistas que todos devem conhecer:

Direitos trabalhistas / Imagem freepik

Intervalo entre jornadas

Muitos trabalhadores podem não saber, mas existe um intervalo de descanso definido pela legislação, a lei trabalhista estipula um intervalo mínimo de 11 horas entre uma jornada e outra para ser resguardado o descanso do trabalhador.

Leia também | 7 principais leis trabalhistas que todo trabalhador deve conhecer

Limite de horas extras

Segundo a legislação trabalhista existe um limite de horas extras para o trabalhador, a lei só permite que sejam feitas duas horas extras diariamente. Essa medida visa estabelecer um limite e cuidar da saúde dos empregados de uma empresa.

Data do pagamento

Um empregado pode antecipar o pagamento do seu salário, mas não pode atrasar o pagamento do mesmo. As empresas têm até o 5º dia útil do mês seguinte para realizar o pagamento do salário. 

Intervalo

Todo trabalhador de carteira assinada tem direito a um intervalo para a alimentação, em jornadas de trabalho superiores a 6 horas o intervalo pode variar entre uma e duas horas por dia.

Prazo para pagamento de verbas rescisórias

Saiba que existe um prazo definido pela legislação para o pagamento das suas verbas rescisórias, ou seja, quando um trabalhador é demitido, a empresa tem até 10 dias corridos para realizar o pagamento das verbas rescisórias, contando a partir do término do contrato.

Leia também | Quais faltas ao trabalho são justificadas pela CLT?

Remuneração em dobro nos feriados

Quando um profissional precisa cumprir expediente em um feriado e não recebe folga compensatória do empregador, ele tem direito de receber o pagamento em dobro pelo trabalho no feriado.

Comentários estão fechados.