Mortes por câncer entre homens deve aumentar 93% até 2050
Um estudo muito importante publicado nesta segunda-feira, liga sinal preocupante para o aumento nos casos de câncer no mundo todo
Um novo estudo publicado pela Sociedade Americana do Câncer, apontou que os casos de câncer e as mortes entre homens devem aumentar globalmente até 2050. No estudo publicado nesta segunda-feira, os pesquisadores projetaram um aumento de 84% nos casos de câncer e um aumento de 93% nas mortes por câncer em homens de todo mundo até 2050.
Os aumentos mais impactantes foram identificados em homens com 65 anos ou mais em países e territórios onde o índice de desenvolvimento humano é baixo ou médio. O índice mede o desenvolvimento dos países em saúde, conhecimento e padrão de vida, conforme o estudo da Sociedade Americana do Câncer.
Utilizando-se de dados do Observatório Global do Câncer, o estudo investigou mais de 30 tipos de câncer em 185 países e territórios em todo o planeta, para realizar as projeções demográficas. Lembrando que esse não é o primeiro estudo a traçar uma perspectiva extremamente negativa sobre o aumento dos casos de câncer.
35 milhões de novos casos de câncer até 2050
Apesar do estudo preocupante realizado pela Sociedade Americana do Câncer, no início do ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS), fez uma estimativa do qual prevê que veremos mais de 35 milhões de novos casos de câncer até 2050, ou seja, um aumento de 77% em relação aos 20 milhões de casos estimados em 2022.
No caso, a pesquisa da Organização Mundial da Saúde, analisou não somente homens, como mulheres, onde a OMS apontou diversos fatores por trás do grande aumento global de câncer, que incluí:
- Alterações na exposição de pessoas a fatores de risco
- Envelhecimento e crescimento populacional
- Uso de álcool e tabaco
- Obesidade
Conforme os autores do estudo, o aumento no caso de câncer pode ser alterado com base no tabagismo e no consumo de álcool, colocando esses fatores de risco como sendo modificáveis, mas, sendo mais prevalentes entre os homens.
Outros indicadores que podem explicar o porquê os homens devem enfrentar taxas mito mais altas de câncer em comparação às mulheres incluem menor participação em atividades de prevenção ao câncer, subutilização de opções de rastreamento e tratamento, segundo informações dos autores do estudo.
Tipos de câncer mais comuns no Brasil
Apesar de existir diferentes tipos de câncer, alguns deles são mais comuns entre os brasileiros. Pegando dados da publicação Estimativa 2023 — Incidência de Câncer no Brasil, lançada pelo Instituto Nacional de Câncer). Nosso país registrará pouco mais de 704 mil casos de câncer por ano até 2025.
Além de um número cada vez mais preocupantes, existem também os tipos de câncer que são mais comuns entre os brasileiros, no entanto, existe uma grande diferença entre os tipos de câncer mais comuns em homens e em mulheres.
Tipos de câncer mais comuns entre homens
Câncer/porcentagem de casos de câncer no Brasil em homens
- Próstata: 30%
- Cólon e reto: 9,2%
- Traqueia, pulmão e brônquio: 7,5%
- Estômago: 5,6%
- Cavidade oral: 4,6%
- Esôfago: 3,4%
- Bexiga: 3,3%
- Laringe: 2,7%
- Linfoma não Hodgkin: 2,7%
- Fígado: 2,7%
Tipos de câncer mais comuns entre mulheres
Câncer/porcentagem de casos de câncer no Brasil em mulheres
- Câncer de mama: 30,1%
- Cólon e reto: 9,7%
- Colo do útero: 7%
- Traqueia, pulmão e brônquio: 6%
- Tireoide: 5,8%
- Estômago: 3,3%
- Corpo do útero: 3,2%
- Ovário: 3%
- Pâncreas: 2,3%
- Linfoma não Hodgkin: 2,3%
Comentários estão fechados.