Trabalhar em Mônaco: Como conseguir um emprego no luxuoso país Europeu
O badalado Principado de Mônaco também necessita de trabalhadores, e existe a possibilidade de estrangeiros trabalharem por lá
Mônaco, o luxuoso país europeu, é extremamente conhecido por ser um dos locais mais escolhidos por milionários e bilionários do mundo todo, assim como pela requintada e badalada corrida de Mônaco da Fórmula 1.
Mas, além de ser um local extremamente badalado, existe outra visão sobre o país, considerando que apesar do seu pequeno tamanho e a falta de recursos naturais, é um local com várias oportunidades de trabalho.
O interessante sobre o país é que o primeiro estudo de emprego de Mônaco foi publicado a não muito tempo pelo Instituto Monegasco de Estatística e Estudos Econômicos, comparando número de forças de trabalho nos últimos 10 anos.
Esse estudo analisou funcionários tanto do setor privado quanto público, bem como trabalhadores temporários, remotos e autônomos. Conforme dados, em 2023, o Principado tinha cerca de 71.314 empregos, incluindo mais de 65 mil empregos assalariados e quase 6.200 trabalhadores autônomos.
Mônaco com cada vez mais oportunidades
Entre 2013 e 2022, o número de empregos em Mônaco cresceu 24,6%, ou seja, um aumento de 14 mil empregos no Principado ao longo de uma década em todos os setores. No caso, 92% são empregados pelo setor privado e 8% trabalham no setor público.
A maioria dos empregos disponíveis em Mônaco são em setores-chave, como turismo, finanças e seguros, bem como está havendo um aumento em setores ligados a tecnologia. Contudo, é importante lembrar que, devido ao seu tamanho, Mônaco acaba sendo altamente dependente de outros países vizinhos.
Empregos mais comuns em Mônaco
Vamos conferir alguns empregos de patrocínio de visto em Mônaco para estrangeiros:
- Representante de suporte ao cliente
- Técnico de suporte de TI
- Especialista em atendimento ao cliente
- Gerente de desenvolvimento de negócios
- Assistente de vendas
- Assistente administrativo
- Auxiliar administrativo
- Coordenador de RH
Leia também | Veja os 7 melhores países para abrir um negócio
Dicas para procurar emprego em Mônaco
Apenas 2% dos empregos em Mônaco são ocupados por cidadãos monegascos, logo, pessoas de outros países são bem comuns no mercado de trabalho do Principado. No entanto, cidadãos monegascos, assim como de países vizinhos, costumam ter prioridade na hora de ser contratado.
Mas, como a maioria dos trabalhadores não são monegascos, é bem possível conseguir emprego por lá, mesmo que você seja de um país distante como o Brasil. Você pode começar procurando empregos online em sites como Job Monaco, ou procurar empresas, hotéis entre outros e enviar seu currículo diretamente para eles.
Uma dica legal é o site Kompass, que oferece um diretório de empresas registradas para que você consiga navegar para esse proposito. No caso, o maior empregador do Principado de Mônaco é o Monte-Carlo SBM Group, que emprega mais de 3 mil pessoas e oferece regularmente vagas em seus cassinos, hotéis de luxo, restaurantes, entre outros.
Como conseguir uma autorização de trabalho em Mônaco
Se você estiver planejando trabalhar em Mônaco, então você precisará primeiro de uma autorização de trabalho. Lembrando que cidadãos estrangeiros não podem trabalhar por salário em Mônaco, e cada vez que trocam de empresa ou emprego é necessário solicitar um novo visto.
Assim, o primeiro passo é conseguir um emprego por lá, é conseguir um pass de travail. Semelhante a isso, sua futura empresa precisa solicitar a aprovação antes de contratar mão de obra estrangeiro.
Isso é feito para garantir que cidadãos monegascos e aqueles com fortes laços com a nação, consigam empregos locais. Uma das seguintes ações é necessária para solicitar a permissão:
possuir um cartão de residência monegasco válido, ou
ter um documento de identidade ou residência francês válido ao viajar da França
Caso você não esteja morando nem na França, nem em Mônaco, será preciso que você e seu empregador resolvam a questão do seu visto e status de residência primeira, ou seja, obter permissão para empregar um estrangeiro, estabelecer o contrato de trabalho e usar o contrato para obter seu visto.
Dessa maneira, somente quando seu status de residência estiver definido é que você poderá solicitar a autorização de trabalho no Employment Office.
Comentários estão fechados.