15 profissões que sobram vagas de emprego e exigem só o ensino médio
Existem muitas profissões que estão sobrando vagas de emprego pela falta de trabalhadores para preencher as vagas disponíveis
Você já reparou como o mercado de trabalho parece agir contra nós? Isso porque, vemos muitas pessoas que estão em busca de conseguir um emprego, e que rapidamente conseguem, enquanto nós corremos atrás, nos esforçamos, enviando inúmeros currículos e nada?
Essa situação não é exclusivamente sua, na verdade, muitas pessoas passam por essa situação e tendem a ter essa percepção. No geral, essa é uma batalha comum da maioria dos trabalhadores que estão atrás de uma oportunidade de emprego.
Se de um lado temos algumas pessoas que realmente tem mais sorte de ser chamado mais rápido, do outro temos pessoas que tem contatos, que foram indicados por outras pessoas para uma vaga em aberto, facilitando muito a contratação.
Mas, se você não está tendo tanta sorte para conseguir um emprego e nem tem outras pessoas para te indicar, o que você deve fazer é continuar persistindo, pois, mesmo que pareça difícil, que as coisas estejam indo contra, uma hora você terá a sua oportunidade.
Uma questão interessante que também podemos pontuar é que, se você está em busca de um emprego rápido, sem necessariamente se importar com o cargo, ou mesmo para quebrar um galho enquanto está procurando emprego na sua área, então nisso podemos te ajudar.
Podemos te ajudar te mostrando quais são as profissões que são extremamente simples, onde o ensino médio já é o suficiente que estão o tempo todo contratando, e podem servir como uma mão na roda enquanto você não encontra uma oportunidade na sua área.
Profissões que sobram vagas de emprego no país
Apesar das dificuldades para encontrar empregos, um estudo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), indicou que das 231 profissões que empregam trabalhadores formalmente, ou seja, 80% dos brasileiros, 92 delas enfrentam escassez de mão de obra.
A escassez de mão de obra nada mais é do que a falta de trabalhadores para atenderem as demandas. Conforme levantamento, a profissão com maior escassez de mão de obra qualificada é a de helpdesk, um tipo de atividade cujo objetivo é dar suporte a clientes internos e externos, resolvendo problemas via chat, telefone, e-mail, etc.
São diversas profissões que sofrem com a escassez de mão de obra, e o que vamos fazer a seguir, é te contar quais são as ocupações que estão faltando trabalhadores e consequentemente sobrando vagas de emprego que exigem apenas o ensino médio.
Profissões com ensino médio que faltam trabalhadores e sobram vagas de emprego:
- Helpdesk
- Agente de vendas de serviços
- Caldeireiro de chapas de ferro e aço
- Montador de estruturas metálicas
- Garçom
- Auxiliar de logística
- Operador de telemarketing
- Recepcionista
- Vendedor externo
- Operador de caixa
- Atendente de farmácia
- Assistente administrativo
- Motociclista entregador
- Zelador
- Auxiliar de limpeza
Acelerando a busca por um emprego
Para quem está procurando uma oportunidade de emprego, com o advento da internet as coisas se tornaram muito mais fáceis, afinal, conseguimos nos candidatar e encontrar vagas de emprego sem nem mesmo precisar sair de casa.
Contudo, se você está procurando sua oportunidade de trabalho, é importante ir além de um único site de emprego. Pesquise em dezenas de sites de empregos, sobre vagas disponíveis e cadastre-se em cada uma delas.
Mas, além de sites de emprego, a rede social LinkedIn é uma excelente alternativa para conseguir emprego, pois lá, frequentemente as empresas publicam suas vagas de emprego disponíveis.
Outra possibilidade é buscar as empresas que mais contratam na sua cidade, filtrar quais são elas, procurar o site de cada uma e verificar se no site existe a opção de cadastrar o seu currículo, afinal, se cadastrando no próprio site deles, você terá mais chances de ser observado.
É importante não descartar o bater na porta, ou seja, se dirigir até as empresas e entregar seu currículo. Mas lembre-se, além de entregar seu currículo, é preciso elaborar um currículo muito bem feito, que destaque suas experiências e competências com clareza.
Por fim, vá atrás de indicação, pergunte a familiares, amigos, colegas de trabalho que teve em outras empresas, não é motivo de vergonha perguntar sobre oportunidades, é uma atitude em busca de melhorar suas condições.
Comentários estão fechados.