Estudo afirma qual é o dia mais comum para as pessoas morrerem
Um estudo conseguiu identificar qual é o dia com mais mortes, assim como descobrir o período em que mais morrem pessoas no mundo
A mente humana funciona de muitas maneiras. Inexplicavelmente somos atraídos por mistérios, e em boa parte das vezes pelo que é mórbido. Essa curiosidade sobre eventos enigmáticos da vida e da morte é mais comum do que você imagina, mesmo que às vezes você acha que está passando do ponto, não é só você.
Falando sobre essa questão de mistérios da vida e temas mais mórbidos, muito embora possa parecer desconfortável, entender quando as pessoas morrem podem trazer vários insights sobre a nossa sociedade e também sobre a natureza humana.
Para saciar ainda mais essa nossa curiosidade sobre temas mórbidos, vamos trazer um estudo realizado no Reino Unido, pelo Beyond, um site de serviços de pós-vida que identificou o dia mais comum para as pessoas morrerem, em especial para os britânicos, haja visto que os dados foram retirados de lá.
Leia também | As 10 pessoas mais importantes da história da humanidade
Dia mais comum para as pessoas morrerem
Segundo o estudo realizado pelo Beyond, o dia mais comum para as pessoas falecerem é o dia 6 de janeiro. Uma revelação bem sombria de que após eventos de final de ano como Natal e ano novo, o destino de muitos é em seguida passar os primeiros dias do ano de luto.
Desde 2005, uma média de 1.387 britânicos morrem diariamente, contudo, no dia 6 de janeiro, o número médio de mortes é de 1.732. Na verdade, os dez dias com mais mortes caem todos em um período de 11 dias, entre os dias 30 de dezembro a 9 de janeiro.
No geral, o dia de ano novo é o terceiro dia com mais mortes, enquanto a véspera de ano novo acaba ficando em quinto lugar. Outro estudo, dessa vez conduzido pela Universidade da Califórnia nos EUA, aponta que entre o natal e o ano novo morre mais gente do que em qualquer outra época do ano.
Conforme o estudo, no caso do hemisfério norte, o aumento de mortes pode estar ligado ao inverno, que enfraquece o sistema imunológico, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças.
Assim como em outras regiões, inclusive do hemisfério sul e no Brasil, temos mais pessoas viajando, mais pessoas bebendo, pessoas mais relaxadas e se precavendo menos de acidentes devido ao clima de celebração, todas essas questões acabam explicando o aumento no número de mortes neste período.
Principais causas de morte no Brasil
Você já se perguntou quais são as principais causas de morte no Brasil? Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de morte dos brasileiros, sendo responsáveis por 30% dos óbitos, correspondendo a incríveis 400 mil vítimas por ano.
Enfermidades cardiovasculares, que incluí o AVC, infarto e insuficiência cardíaca, também estão listadas como as principais causas de morte do mundo. Juntas, elas são responsáveis por 17,9 milhões de mortes por ano, número que deverá aumentar no Brasil e no mundo nos próximos anos.
No geral, as principais causas de morte no Brasil são:
- Doenças arteriais coronárias;
- Derrame cerebral;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica;
- Câncer;
- Infecções de baixo trato respiratório;
- Diabetes;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Alzheimer e outras demências;
- Acidentes rodoviários.
Comentários estão fechados.