Austrália está contratando brasileiros: veja lista de profissões
A Austrália é um dos poucos países que se recuperou da pandemia, e está necessitando mais do que nunca de estrangeiros no mercado de trabalho
A Austrália é um dos poucos países que se recuperou fortemente dos impactos econômicos causados pela pandemia. O mercado de trabalho do país melhorou ainda mais à medida que restrições diminuíram e mais atividades econômicas foram retomadas.
Segundo dados do Australian Bureau of Statistics, o país tem registrado um crescimento positivo no número de empregos e uma taxa de desempregos baixa que fica entre 3,5% e 4,1%.
Contudo, um grande problema desafia o status da Austrália: a escassez de mão de obra. A verdade é que o mercado de trabalho atual do país está em um dos seus piores momentos devido a falta de profissionais qualificados para atender às demandas do país.
Placas de contratação estão se tornando cada vez mais comuns no país, com muitas empresas lutando para preencher vagas de emprego. O número de vagas em aberto na Austrália atingiu os 388 mil em 2024.
Oportunidades para brasileiros em vários setores
A escassez de profissionais na Austrália é algo bem positivo para os trabalhadores brasileiros que estão pensando em se mudar para outro país. Afinal, se existe uma alta demanda por novos profissionais, maiores são as chances de conseguir um visto e trabalho no país.
Para garantir maiores chances de encontrar emprego e consequentemente o visto de trabalho, é fundamental se atentar às profissões que estão passando por problemas com falta de trabalhadores. Atentar neste ponto aumentará e muito as suas chances de realizar este objetivo.
Para facilitar essa questão, vamos analisar algumas das profissões com maior demanda na Austrália, conforme dados do Departamento de Assuntos Internos do Governo Australiano. Confira:
- Gerente de Vendas e Marketing
- Gerente de Compras
- Gerentes de Acomodação e Hospitalidade
- Contador
- Consultor de Investimentos Financeiros
- Consultor de Relações de Trabalho
- Atuário
- Representantes de vendas técnicas
- Piloto de avião
- Instrutor de voo
- Profissionais de transporte aéreo
- Engenheiro do navio
- Arquiteto
- Ilustrador
- Designer de interiores
- Planejador Urbano e Regional
- Engenheiro Industrial
- Engenheiro Aeronáutico
- Engenheiro Agrônomo
- Engenheiro Biomédico
- Arquiteto Naval / Designer Marítimo
- Cientista de Aquicultura
- Cientista de Pesquisa Ambiental
- Professor de ensino fundamental
- Professor de ensino intermediário
- Fonoaudiólogo
- Radio-oncologista
- Enfermeira
- Assistente social
- Técnico em Pecuária
- Técnico em Aquicultura
- Designer de Irrigação
- Técnico de Farmácia
- Técnico em Ciências da Terra
- Técnico de Irrigação
- Trabalhador de comércio de pré-impressão gráfica
- Construtor naval
- Técnico de Luz
- Técnico de som
- Garçom
- Comissária de bordo
- Secretária jurídica
- Trabalhador de produção de plástico reforçado e composto
- Operador de Máquina de Produção de Borracha
- Controlador de trem
- Maquinista de trem
- Motorista de bonde
- Trabalhador ferroviário
- Trabalhador da Pecuária
- Cuidador de idosos.
Leia também | Vistos de trabalho e estudo na Austrália: Saiba como funcionam
Escassez aguda de mão de obra na Austrália
A queda no fluxo de trabalhadores estrangeiros contribui e muito para a escassez de mão de obra na Austrália. Ao fechar suas fronteiras para pessoas com visto estrangeiro, o país sentiu a primeira queda na população desde 1946, diminuindo de uma taxa de crescimento anual de 1,5%.
A pausa na migração para o exterior criou uma escassez de trabalhadores, levando ao mercado de trabalho mais apertado que o país já viu desde o ano de 2008.
De junho de 2020 até meados de 2021, quase 100 mil pessoas, muitas delas estudantes e trabalhadores, deixaram o país permanentemente devido ao vencimento de seus vistos temporários.
A crise trabalhista levou duas das maiores empresas listadas da Austrália, a gigante de rodovias Transurban Group e o grupo de propriedades Mirvac, a pedir um aumento na migração qualificada para ajudar as empresas a liderem com a falta de trabalhadores.
Existem ainda outros fatores que impulsionam a falta de mão de obra na Austrália, como:
- Adoção rápida e em larga escala da automação, IA e outras tecnologias avançadas pelas empresas;
- Retomada das atividades econômicas;
- Aumento na demanda por serviços de saúde relacionados e não relacionados à pandemia.
Reconhecimento de qualificações estrangeiras
Embora os esforços para qualificar, atualizar ou mesmo requalificar a populacional nacional impulsionem a transformação líquida zero, ela também dependerá fortemente de cenários de migração mais eficientes para preencher as lacunas de qualificação existentes e apoiar o crescimento da força de trabalho.
No caso, o programa de migração permanente da Austrália exige que a maioria dos candidatos passe por uma avaliação de habilidades, qualificações e experiência de trabalho para garantir que atendam aos padrões necessários para o emprego no país.
Essas avaliações variam conforme a ocupação, variando de verificação simples de documentos a procedimentos de avaliação mais complexos. Contudo, a Revisão de Migração de 2023 concluiu que o atual programa de migração da Austrália é inadequado para o propósito e não atrai os trabalhadores qualificados que precisam.
Devido às rigorosas avaliações de habilidades do país, alguns imigrantes não atendem aos requisitos de licenciamento, mesmo depois de passar por uma avaliação de habilidades pré-migração, deixando os trabalhadores no “limbo do mercado de trabalho”.
Embora a migração por si só não resolva todos os desafios do país, um programa de migração qualificada e bem projetada, adequada ao propósito, pode ser parte da solução, preenchendo lacunas que necessitam de estrangeiros.
Comentários estão fechados.