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Aposentados podem excluir automaticamente mensalidade associativa pelo Meu INSS

As reclamações sobre descontos indevidos começaram em março deste ano. Segundo o INSS, providências já vêm sendo tomadas com uma série de medidas

Muitos aposentados e pensionistas estão sofrendo com descontos realizados em seus pagamentos. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que vem acontecendo é desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) de quem recebe benefício do INSS.

De acordo com a autarquia, os aposentados e pensionistas vão poder pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site Meu INSS. O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio. A exclusão já existia, porém, não era de forma automática.

As reclamações sobre descontos indevidos começaram em março deste ano. Segundo o INSS, providências já vêm sendo tomadas com uma série de medidas para proteger 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento. 

Reclamações chegam a 1 milhão

O Instituto informou que o número de reclamações chegou a 1 milhão de janeiro de 2023 a maio de 2024, conforme auditoria determinada pelo próprio INSS. O levantamento ocasionou no cancelamento de todos os descontos autodeclarados como não autorizados.

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, avalia que as medidas tomadas nos últimos meses seguem o novo posicionamento do instituto: “O trabalho do INSS não para no pagamento da aposentadoria ou da pensão, ele também atua na manutenção do benefício e na proteção dos beneficiários”.

Caso o aposentado ou pensionista queira o estorno de descontos indevidos em seus benefícios realizados por entidades associativas ele pode entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.

Leia também | Receber 100% do salário na aposentadoria é possível? Como fazer

Como excluir desconto pelo Meu INSS

  • Acesse o Meu INSS com login e senha.
  • Na página inicial selecione Novo pedido.
  • No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
  • Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
  • Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
  • Após atualizar os dados, selecione Avançar.
  • Leia as instruções e escolha Avançar.
  • Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
  • Anexe os documentos  (se for necessário) e vá em Avançar.
  • Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
  • Confira os dados informados no requerimento.
  • Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.

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