Aposentados podem excluir automaticamente mensalidade associativa pelo Meu INSS
As reclamações sobre descontos indevidos começaram em março deste ano. Segundo o INSS, providências já vêm sendo tomadas com uma série de medidas
Muitos aposentados e pensionistas estão sofrendo com descontos realizados em seus pagamentos. De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o que vem acontecendo é desconto de mensalidade associativa no extrato de pagamentos (contracheque) de quem recebe benefício do INSS.
De acordo com a autarquia, os aposentados e pensionistas vão poder pedir a exclusão do débito de forma automática pelo aplicativo ou site Meu INSS. O benefício ficará bloqueado para novos descontos até que o segurado faça o desbloqueio. A exclusão já existia, porém, não era de forma automática.
As reclamações sobre descontos indevidos começaram em março deste ano. Segundo o INSS, providências já vêm sendo tomadas com uma série de medidas para proteger 7,6 milhões de aposentados e pensionistas que têm descontos no pagamento.
Reclamações chegam a 1 milhão
O Instituto informou que o número de reclamações chegou a 1 milhão de janeiro de 2023 a maio de 2024, conforme auditoria determinada pelo próprio INSS. O levantamento ocasionou no cancelamento de todos os descontos autodeclarados como não autorizados.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, avalia que as medidas tomadas nos últimos meses seguem o novo posicionamento do instituto: “O trabalho do INSS não para no pagamento da aposentadoria ou da pensão, ele também atua na manutenção do benefício e na proteção dos beneficiários”.
Caso o aposentado ou pensionista queira o estorno de descontos indevidos em seus benefícios realizados por entidades associativas ele pode entrar em contato direto pelo 0800, que aparece ao lado do nome da entidade no seu contracheque.
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Como excluir desconto pelo Meu INSS
- Acesse o Meu INSS com login e senha.
- Na página inicial selecione Novo pedido.
- No campo de busca (onde tem a lupa) escreva Excluir mensalidade.
- Vão aparecer opções, selecione Excluir mensalidade de associação ou sindicato no benefício.
- Clique em Atualizar para conferir e atualizar seus dados, se necessário.
- Após atualizar os dados, selecione Avançar.
- Leia as instruções e escolha Avançar.
- Informe os dados solicitados e clique em Avançar.
- Anexe os documentos (se for necessário) e vá em Avançar.
- Selecione a agência de relacionamento com o INSS e escolha Avançar.
- Confira os dados informados no requerimento.
- Clique em Declaro que li e concordo com as informações acima e clique em Avançar.
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