Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Por que as amizades prolongam nossas vidas?

Alguns estudos científicos demonstram que as pessoas precisam da presença de amigos. Eles são importantes para o nosso bem estar

Nós não fomos criados para vivermos isolados, sozinhos, sem ter alguém em nossas vidas. Neste caso, as amizades desempenham um papel fundamental no nosso dia a dia. Ter um amigo vai além dos simples laços sociais. Alguns estudos científicos demonstram que as pessoas precisam da presença de amigos. Eles são importantes para o nosso bem estar, sendo um bem essencial para a nossa saúde física e mental. As amizades oferecem um suporte emocional essencial que pode literalmente acrescentar anos à nossa vida. Diversos fatores contribuem para essa relação entre amizades e vida mais longa.

Veja os motivos que vão fazer você querer ter um milhão de amigos

As amizades são laços preciosos que transcendem meras conexões sociais. Elas oferecem suporte emocional, promovem hábitos saudáveis e enriquecem nossas vidas de inúmeras maneiras.

Se você tem um amigo que vai sempre nos apoiar em momentos difíceis, ele vai te ajudar a lidar com o estresse. Ao desabafar seus problemas com um amigo, você vai reduzir os níveis de cortisol, hormônio do estresse, que pode prejudicar a saúde física e mental.

Aquele bom amigo vai te incentivar a ter hábitos saudáveis, como fazer exercícios juntos, comer melhor e evitar comportamentos prejudiciais.

Liberação de hormônios da felicidade

Uma amizade faz bem e pode estimular a liberação de hormônios como a ocitocina, que está associada ao prazer e à felicidade. Isso ajuda a reduzir o estresse e promove o bem-estar geral.

Não querer ter amigos ou fugir de uma boa amizade pode aumentar problemas emocionais e de saúde mental. Os amigos ajudam a termos resiliência emocional e proporcionam um senso de pertencimento.

Ter amigos é tão importante para uma pessoa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou recentemente uma nova Comissão sobre Conexões Sociais, consideradas uma “prioridade de saúde global”.

Depois da família, são os amigos que nos apresentam o mundo, que nos ajudam a fazer novas descobertas. Em todas as fases da nossa vida, a amizade tem uma grande importância.

Leia também | Como a solidão pode impactar sua saúde e como prevenir

Como fazer uma boa amizade?

Como tudo na vida não existe fórmula mágica para conseguir as coisas, principalmente uma boa amizade. Para ter uma boa amizade, seja autêntico. Para fazer amigos, procure se aproximar de pessoas com as quais você se identifica, que tenham interesses semelhantes aos seus. Isso pode ser o caminho para uma amizade duradoura.

Comentários estão fechados.