O Brasil, assim como diversos países do mundo, está reconfigurando o seu mercado de trabalho. Mudanças de comportamento, estratégias, demandas e necessidades fazem com que o mercado seja moldado e readaptado para novas realidades e projeções futuras.
No nosso país, além de todas essas questões, ainda existem fatores como políticos e econômicos que acabam prejudicando nosso mercado de trabalho. No entanto, ainda, sim, experimentamos mudanças profundas de demanda que impactam diretamente na vida dos trabalhadores.
Diante de tantas mudanças, impulsionadas ainda por novas tecnologias como a inteligência artificial e a automação, quais são as profissões mais fáceis de conseguir emprego no Brasil?
A verdade é que, para algumas áreas em específico, conseguir emprego pode não ser tão desafiador assim. Na verdade, em algumas carreiras, pode-se dizer que é até fácil conseguir uma oportunidade de trabalho.
Empregos mais fáceis de conseguir no Brasil
Embora seja até fácil para algumas profissões conseguir emprego, isso não significa que são profissões que não demandem níveis específicos de conhecimento, ou mesmo de formação.
Na verdade, o mercado de trabalho brasileiro está cada vez mais técnico, ou seja, está se tornando cada vez mais importante desenvolver novas habilidades e conhecimentos para atender demandas específicas.
Diante desse cenário de transformações, de impactos políticos e econômicos e de uma demanda cada vez maior por profissionais especializados. Esses são os empregos mais fáceis de se conseguir no Brasil:
1. Médico
Os médicos são profissionais altamente valorizados dentro do mercado de trabalho. A escassez deste profissional o torna uma das carreiras com a menor barreira de entrada entre todas. Devido à falta de profissionais, recebem excelentes salários e uma valorização pouco vista em qualquer outra profissão.
2. Motorista
A carreira de motorista é outra profissão muito fácil de se conseguir uma oportunidade de trabalho. As empresas, especialmente de transporte de carga, estão sempre atrás de caminhoneiros. Principalmente no Brasil, onde a maior parte da nossa logística depende do transporte rodoviário.
3. Vendedor
Para qualquer empresa existir, é necessário vender algo, seja um produto, serviço, informação ou qualquer outra coisa. Por isso, essa é frequentemente uma das profissões com mais vagas de emprego no país. Existem oportunidades para vender qualquer coisa, algumas pedem mais experiências, enquanto outras vagas não.
4. Desenvolvedor de software
Um dos aspectos de maior impacto para o mercado de trabalho é a transformação digital. Basicamente, tudo está migrando, ou mesmo já migrou para a era digital, e um dos principais responsáveis para isso são os desenvolvedores de software.
5. Analista de dados
Como estamos vivendo na era da transformação digital, as empresas coletam cada vez mais dados dos clientes, concorrentes, previsões, atualizações. E ninguém melhor do que um analista de dados, capaz de compreender e interpretar grandes volumes de dados, para atuar nessa era de informação constante.
6. Assistente administrativo
Embora não seja uma profissão que necessite de profundo conhecimento técnico, quanto mais habilidades administrativas e maior sua capacidade de desenvolver operações administrativas, maiores serão as chances de encontrar uma oportunidade de trabalho.
7. Pedreiro
Por mais que tenhamos falado no começo, o mercado de trabalho está cada vez mais técnico. Ainda, sim, precisamos de profissionais que coloquem a mão na massa. E com o mercado de construção em alta no Brasil, o pedreiro é sem dúvidas uma das ocupações mais fáceis de se conseguir.
Comentários estão fechados.