Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Confirmado, beneficiários do BPC vão receber o 13º salário do INSS em 2023?

Vamos esclarecer um assunto que vem sendo muito comentado nas redes sociais quanto ao pagamento do 13º salário para beneficiários do BPC

Se tem um direito que milhares de beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada), aguardam pela liberação é do possível pagamento do 13º salário do INSS, da mesma forma que ocorre com os aposentados e pensionistas.

Todavia, desde o início do mês, quando o governo confirmou que iria antecipar o pagamento do 13º salário para os segurados do INSS, muitas informações compartilhadas em redes sociais afirmavam que o benefício também seria pago para os inscritos do BPC.

Entretanto, precisamos esclarecer que não existe nenhuma liberação do 13º salário do INSS para os inscritos do Benefício de Prestação Continuada. É importante lembrar que este benefício não garante direito a abono natalino, onde paga apenas as 12 parcelas por ano (uma por mês).

13º salário para o BPC

Como dito anteriormente, o BPC não garante o recebimento do 13º salário do INSS. É importante que as famílias possam entender que o Benefício de Prestação Continuada não é um benefício da Previdência Social, mas sim o benefício assistencial do governo federal.

Como se trata de um benefício assistencial, assim como ocorre em outros programas, como, por exemplo, o Bolsa Família, o governo realiza pagamentos de décimo terceiro salário para projetos sociais.

Entretanto, é válido mencionar que existem muitos Projetos de Lei em discussão no Congresso Nacional que buscam liberar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do BPC, entretanto, até que algum seja aprovado e sancionado, o abono natalino não será liberado.

A exemplo disso, temos o Projeto de Lei (PL) 2348/22, de autoria do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), que busca justamente garantir o acesso dos beneficiários do BPC ao recebimento do 13º salário.

O texto em questão acrescenta ao art. 20 da Lei n.º 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que institui a Lei Orgânica da Assistência Social, para dispor sobre o pagamento de abono anual para quem recebe o benefício de prestação continuada.

A proposta em questão foi apensada a outros Projetos de Lei que determinam o pagamento do 13º salário para o BPC. Todavia, para o benefício poder ser liberado será necessário a aprovação de deputados e senadores.

Sendo assim, resta apenas que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada aguardem a uma possível aprovação de algum projeto que institui o pagamento do 13º salário, todavia, até lá, é fundamental saber que não haverá pagamentos de abono natalino para esse grupo de beneficiários.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.