Aprendes as regras do Português pode não ser tão difícil quanto se imagina, mas pode te ajudar em muitos momentos da vida - Foto: arquivo/CanvaPro.
Você já se perguntou se está usando o “a”, “há” ou “à” corretamente? Calma, você não está sozinho nessa dúvida do Português! A confusão entre essas palavras é bem comum, mas dá para entender direitinho como usá-las de maneira correta.
Vale a pena destrinchar as diferenças, explicar com exemplos simples e, claro, evitar os erros que podem pegar de surpresa.
O “a” sem acento é a forma mais simples de todos os três e é a que usamos quando estamos diante de um artigo definido ou preposição.
Não é tão difícil, né? O segredo é lembrar que o “a” é bem comum e direto, sem precisar de mais complicações.
Agora o “há” no Português, com “h” e sem acento, é um pouquinho mais específico. Ele é usado para falar sobre tempo passado ou existência de algo.
Lembre-se: há sempre vai se referir a um tempo ou à ideia de que algo existe ou aconteceu algo no Português. Não use há para indicar um lugar, uma ação ou algo do tipo. Esse é um truque fácil de decorar!
Veja mais, mas ainda hoje:
Agora, o “à”, com acento, é um pouco mais complicado, porque envolve uma combinação entre a preposição “a” e o artigo definido feminino “a”. Ou seja, você usa “à” quando a frase exige que você combine esses dois elementos. Isso acontece sempre que há uma preposição seguida de um artigo feminino.
Dica: Se for uma ação que exige direção ou movimento até um lugar específico, e esse lugar for feminino, use “à”.
Agora que você já entendeu as diferenças do Português, é bom reforçar alguns truques para não errar:
Agora, o Português ficou bem claro, não é? Com esses exemplos e dicas, você vai saber direitinho como usar cada um desses “as” no seu dia a dia. Lembre-se de praticar e, se necessário, fazer uma revisão nas suas anotações antes de escrever ou falar para evitar qualquer erro de confusão.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…