fonte gov.br
O pagamento do abono salarial que deveria ter sido liberado aos trabalhadores desde julho foi adiado para o ano que vem. Como consequência, milhares de trabalhadores ficaram sem o PIS/Pasep este ano.
No entanto, o que pode ser algo ruim para muitos trabalhadores neste ano, pode acabar se tornando algo positivo para quem exerce atividade de carteira assinada em 2022.
O abono salarial do PIS/Pasep para 2022 não terá mudanças quanto as regras para recebimento, ou seja, para garantir acesso ao benefício será necessário se enquadrar nos seguintes requisitos:
Dentre as mudanças para o ano que vem está a maneira como o calendário de pagamentos será definido. Vale lembrar que o cronograma de pagamentos do benefício se iniciava em julho de um ano e era finalizado em junho de outro.
Agora, o cronograma de pagamentos se iniciará em janeiro e terminará em dezembro para todos os beneficiários, ou seja, todos os trabalhadores com direito ao PIS/Pasep vão receber no mesmo ano calendário.
O PIS/Pasep em 2022 pode ser pago em dobro aos trabalhadores. O motivo para isto diz respeito ao adiamento do abono salarial do ano-base 2020, ou seja, de quem trabalhou de carteira assinada no ano passado e deveria receber o PIS/Pasep esse ano.
Assim, os trabalhadores que exercem atividade de carteira assinada este ano devem receber o benefício no ano que vem. Sendo assim, os trabalhadores podem ter acesso ao abono ano-base 2020 e ano-base 2021 no ano que vem.
Contudo, será necessário aguardar as definições do governo, se realmente teremos o pagamento dobrado. O que temos de concreto até o momento é que o abono ano-base 2020 será pago em 2022 e aguardando a confirmação se o abono ano base 2021 também será pago no ano que vem.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…