Sabe quando você está dormindo e de repente acorda no meio da madrugada? Uma pesquisa revelou que acordar no meio da noite em busca de alimentos pode ser um sinal de distúrbio de sono.
O sono ocorre em ciclos, e cada fase possui funções específicas para o corpo e a mente. Despertares frequentes interrompem esses ciclos, impedindo que o corpo e o cérebro completem os processos de restauração.
Uma pesquisa revelou que acordar no meio da noite em busca de alimentos pode ser um sinal de distúrbio alimentar associado ao sono, conhecido como síndrome do comer noturno.
Uma pessoa com esse distúrbio tende a ter pouca fome de manhã e mais apetite à noite, o que pode levar a comportamentos alimentares incomuns durante a madrugada. Despertar de madrugada pode estar relacionado a outros distúrbios do sono, como insônia, apneia do sono e distúrbios emocionais, como estresse e ansiedade. Se isso vem acontecendo com você, é hora de procurar ajuda médica.
Distúrbios de humor: Depressão, ansiedade e transtorno bipolar são mais comuns em pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono.
Distúrbios metabólicos: Diabetes tipo 2, obesidade e doenças cardiovasculares estão associados a interrupções do sono.
Distúrbios neurológicos: Doença de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas podem ter o sono como um fator de risco.
Leia também | As 30 profissões em que mulheres ganham mais que os homens
Os despertares noturnos podem ser bastante incômodos e interferir significativamente na qualidade de vida. Mas nem tudo está perdido! Existem diversas estratégias que podem ajudar a reduzir e até mesmo eliminar esses episódios.
Antes de iniciar qualquer tratamento, é fundamental identificar a causa dos seus despertares. No entanto, há opções que podem melhorar sua noite de sono:
Tente ir para a cama e acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos finais de semana.
Mantenha o quarto escuro, silencioso e com temperatura agradável.
Estabeleça uma rotina relaxante antes de dormir, como tomar um banho quente ou ler um livro. Reduza o uso de telas (celular, computador, televisão) pelo menos uma hora antes de dormir.
Evite alimentos pesados e bebidas estimulantes, como café e chá preto, próximo à hora de dormir. Pratique exercícios regularmente, mas evite atividades intensas nas horas antes de dormir.
Utilize técnicas de relaxamento, como meditação ou yoga, para reduzir o estresse.
Se os seus despertares noturnos persistirem ou estiverem afetando significativamente a sua qualidade de vida, procure um médico. Ele poderá realizar uma avaliação completa e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
Uma votação global apontou quais são as Novas 7 Maravilhas da Natureza. A votação buscou…
Uma nova descoberta pode mudar o modo como você deseja esquecer certas situações da sua…
Um dos momentos mais desejados pelos trabalhadores é a aposentadoria. Muitos casais ficam esperando por…
Os vícios de linguagem são extremamente comuns entre os brasileiros, fazendo parte do dia a…
Segundo o Relatório de Desenvolvimento Humano, as mulheres representam uma força de trabalho maior do…
Muitas vezes escolhemos o nome para nossos filhos e nem percebemos que existem uma dezena…