Acordo coletivo de trabalho / Imagem freepik
Muitas vezes os trabalhadores de uma categoria e algumas empresas podem ter opiniões conflitantes, para resolver esses impasses de maneira pacífica, são formulados os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT).
Diversos dos direitos trabalhistas e benefícios dos trabalhadores de algumas categorias surgiram por meio de acordos, portanto, estes documentos são extremamente importantes.
Confira os próximos tópicos e entenda o que é e como funciona um Acordo Coletivo de Trabalho.
Os Acordos Coletivos de Trabalho, são instrumentos de caráter normativo, eles são o resultado de uma negociação entre uma ou mais empresas e um sindicato de trabalhadores.
Tudo definido em um ACT deve ser cumprido pelos envolvidos, ou seja, pelas empresas envolvidas e pelos trabalhadores, representados por uma entidade sindical.
Toda categoria profissional possui um sindicato responsável pela negociação dos direitos e benefícios dos trabalhadores com as empresas, como reajuste salarial, folgas e benefícios, como o vale-alimentação, por exemplo.
Leia também | Quais são os direitos de quem trabalha a noite?
Para um Acordo Coletivo de Trabalho existir, é necessário um motivo. Um ACT é geralmente formalizado quando os colaboradores de uma categoria sentem a necessidade de requerer algum direito ou benefício em um acordo.
Após as duas partes (sindicatos e empresas) decidirem quais serão as suas solicitações, as solicitações são apresentadas em uma Assembleia Geral, aonde as partes interessadas participam.
Se as partes concordarem com os termos estabelecidos e o que foi proposto estiver fundamentado no que é previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), um documento normativo deve ser elaborado, o ACT.
Leia também | O que é trabalho avulso? Conheça os direitos do trabalhador
Após isso a documentação deve ser enviada para o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), se o acordo coletivo for aprovado, entrará em vigor 3 dias depois que toda a documentação for enviada.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…