No Livro da Bíblia Sagrada, Gênesis, existe a história de Adão e Eva. Eles são mencionados tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento. Para a Igreja Católica, Adão e Eva são personagens considerados históricos, não apenas símbolos. No entanto, a interpretação pode variar entre diferentes correntes religiosas.
Ao contrário da religião, a ciência, especialmente a paleontologia e a genética, oferece evidências sobre a evolução humana. Os fósseis e o estudo do DNA indicam que os primeiros humanos não surgiram de um único casal, mas sim de uma população ancestral. Mas quem será que está com a razão? Adão e Eva realmente existiram?
De acordo com a Bíblia, Deus amassou pó da terra e fez Adão, o primeiro homem. A partir de uma costela dele, fabricou Eva, sua mulher. E depois os colocou no meio de um paraíso fantástico. Ambos viviam nus sem se envergonhar, e Deus, pelas tardes, costumava descer para visitá-los e falar com eles (Gn 2).
Segundo os Capuchinhos (ordem religiosa da família franciscana), o homem não foi formado nem de barro, nem de uma costela; que no princípio não houve apenas um par, mas vários; e que os primeiros seres humanos eram primitivos, não dotados de sabedoria e perfeição. A Ordem religiosa diz que Adão e Eva é apenas uma parábola, um relato imaginário, que pretende transmitir às pessoas um ensinamento religioso.
O texto foi composto por um catequista hebreu anônimo, a quem os estudiosos chamam o “yahvista”, provavelmente nos fins do século VII a.C. Naquele tempo, nem sequer se tinha ideia da teoria da evolução.
A história de Adão e Eva foi criada com o objetivo de oferecer uma explicação não científica, mas teológica da origem do ser humano, o autor escolheu este gênero de conto em que cada um dos pormenores tem a sua mensagem religiosa, segundo a mentalidade daquela época.
Sendo assim, Adão e Eva são personagens fictícios, que nunca existiram. O relato no Livro Sagrado tem como objetivo apenas lembrar que foi Deus que criou tudo que existe.
Leia também | Você sabia que a Bíblia evangélica tem menos livros que a católica?
Em Gênesis 1, nenhum nome é citado, sendo que “homem” parece ter um sentido coletivo, como humanidade, e homem e mulher são criados simultaneamente. “Então Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra…”‘
Sabemos o que é ruim para uma pessoa pode não ser para outra. Por isso,…
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…