Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Aftas: conheça os sintomas, as causas e como tratar

Estomatite aftosa ou simplesmente aftas, são pequenas lesões dolorosas que surgem no tecido mole da boca

Estomatite aftosa ou simplesmente aftas, são pequenas lesões dolorosas que surgem no tecido mole da boca. Geralmente provocam dor ardente seguida pelo desenvolvimento de uma úlcera. As causas podem ser lesões bucais, estresse e certos alimentos. 

O que causa a afta?

São vários os motivos para o aparecimento das aftas. Tanto pode ser problemas no sistema imunológico, que fica enfraquecido, como também pode ser por estresse e ansiedade.

Elas também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia bucal, como o procedimento de extração dos dentes do siso.

As aftas também podem surgir devido a doenças que causam inflamações e problemas gastrointestinais. A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz.

As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos.

Leia também | Conheça os benefícios da abóbora para a sua saúde

Tratamento

Saiba que não existe um método milagroso para acabar com as aftas. Na maioria das vezes o tratamento consiste em aliviar a dor, acelerar a cura das úlceras e diminuir a frequência e a gravidade dos episódios. Entretanto, não há uma terapia uniformemente eficaz para as aftas, e muitos agentes tópicos ou sistêmicos têm sido usados com sucesso variável.

Não existem muitos estudos sobre tratamentos para combater as aftas. Por isso, não há terapias mais eficazes para acabar com o problema.

O tratamento mais conhecido é o uso de pomadas que contenham apenas anestésicos, que servem somente para alívio sintomático, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

A afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral. Neste caso é bom consultar o dentista ou médico estomatologista. Os profissionais devem ser procurados quando:

  •  A afta for excepcionalmente grande;
  • As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras, sem haver tempo livre das lesões;
  • A afta demorar mais de três semanas para cicatrizar;
  • Houver sinais de infecção na área da afta;
  • Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas;
  • Houver úlceras também nos órgãos genitais.

Comentários estão fechados.