O mundo da telefonia fixa está entrando em um novo rumo. Isso por que a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério das Comunicações deram aval ao acordo firmado entre a Oi e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que permite que a operadora saia do modelo de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e entre no modelo de autorização.
Neste caso, a Oi poderá “desligar” o serviço de telefonia fixa nas localidades onde ele dá prejuízo. Os clientes da operadora que ainda utilizam telefone fixo, é importante que fiquem atentos às mudanças.
O cliente deverá receber da Oi um aviso prévio. Eles serão avisados que a partir desse momento, deverão recorrer às ligações por celular caso queiram fazer chamadas por voz. Antes a operadora tinha 6 milhões de clientes de telefonia fixa na metade de 2024, contra 7,6 milhões um ano antes. Isso representa uma baixa de 21% só nesse período, conforme dados da consultoria Teleco. A receita da operadora também encolheu 23% nesse mesmo período.
Com a mudança para o regime de autorização, a Oi ficará desobrigada de manter a telefonia fixa, o que resultará em economia relevante. A operadora também se tornará dona dos bens reversíveis, como imóveis de centrais telefônicas e redes de cobre, podendo vendê-los.
Porém, a Oi precisará investir pelo menos R$ 5,8 bilhões em infraestrutura de internet e criação de data centers. Além disso, deverá manter os serviços de telefonia fixa até dezembro de 2028 nas localidades onde seja a única prestadora do serviço, para evitar que algumas comunidades fiquem isoladas.
Leia também | 6 profissões muito legais que não existem hoje, mas que existirão em breve
A Oi divulgou um comunicado informando aos clientes que vai descontinuar o seu serviço de TV por assinatura via fibra óptica (IPTV). No texto, a operadora disse que o serviço será encerrado entre os dias 30 de outubro e 30 de novembro deste ano.
“Após esse período, não será mais possível acessar os conteúdos de TV desse serviço. A cobrança da Oi TV será automaticamente cancelada, mesmo que faça parte de um combo. O período utilizado será cobrado normalmente”, diz o comunicado.
Como alternativa, a operadora indica que os clientes incluam streamings como Globoplay, Paramount+ e Max na assinatura.
Se você tem ou está pensando em alugar um terreno e quer fazer esse espaço…
O português é lindo, cheio de charme, mas não podemos negar: às vezes, parece que…
Você já reparou que as melhores ideias surgem nos momentos mais inusitados de criatividade? Pode…
Morar sozinho. Para muitos, esse é um sonho de liberdade, independência e aquele gostinho de…
Está chegando aquela data cheia de promessas de ofertas irresistíveis, preços nunca antes vistos e…
Você sabia que uma profissão antiga, daquelas que muita gente achava que tinha caído no…