Os fãs de mangás e animes estão em luto. Morreu o autor japonês Akira Toriyama que criou uma das séries mais populares do mundo, Dragon Ball. Segundo seu estúdio de produção, a morte foi na semana passada devido a um problema cerebral, aos 68 anos.
De acordo com um comunicado, Toriyama morreu de hematoma subdural agudo, uma forma de sangramento cerebral.
A morte de Akira Toriyama ocorreu no dia 1º de março, aos 68 anos. No entanto, somente nesta sexta-feira (8), que o seu estúdio divulgou a informação.
O artista foi o grande criador de uma franquia de animações de artes marciais com Son Goku, um garoto do espaço sideral com força sobre-humana e cauda de macaco que embarca em uma busca pelas sete esferas do dragão.
Nascido em Aichi, no interior do Japão, Akira Toriyama era fã de mangás e abandonou a carreira de designer aos 23 anos para se dedicar aos quadrinhos. E tudo começou quando ele se inscreveu em alguns concursos da editora Shueisha. Não demorou muito para o japonês ter seu talento descoberto pelo diretor Kazuhiko Torishima, um dos responsáveis por projetá-lo.
Primeiro Akira começou com algumas histórias curtas, que eram publicadas semanalmente na revista Shonen Jump, a comédia “Dr. Slump”. O personagem da história era uma robô super forte que deixava um rastro de destruição por sua falta de noção e personalidade brincalhona.
Começava assim o sucesso do artista, isso porque sua história foi transformada em um anime, que se tornou fenômeno, dando origem a brinquedos e até popularizando bordões da personagem entre as crianças.
Leia também | 10 k-dramas românticos lançados nos últimos 5 anos na Netflix
Na mesma revista, ele criou a história que mudaria sua vida, “Dragon Ball”. Essa série é conhecida como um dos eixos para o que foi conhecido como “a Era Dourada da Jump”. Seu sucesso “forçou” Toriyama a trabalhar em Dragon Ball de 1984 a 1995.
Durante esse período de onze anos, ele produziu 42 volumes. Cada volume tem uma média de 200 páginas, de maneira que toda trama de Dragon Ball se estende por quase 10,000 páginas. Além disso, o sucesso de Dragon Ball levou a uma série de anime para televisão, filmes de longa-metragem, Videogames, e um mega-merchandising.
Seu traço simples e senso de design o levaram a trabalhos projetando personagens para a famosa e popular série de jogos de vídeo game Dragon Quest. Ele também serviu como designer de personagens para o RPG Chrono Trigger para Super Nintendo e o popular jogo de luta Tobal Nº. 1 para PlayStation, e continua a produzir algumas histórias ocasionais de mangá.
Seu mais recente trabalho foi como designer de personagem para o RPG Blue Dragon, do Xbox 360, dirigido por seu amigo Hironobu Sakaguchi (aclamado ex-diretor de Final Fantasy com quem já havia trabalhado em Chrono Trigger). Recentemente, Blue Dragon também ganhou uma adaptação em anime.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…