Como muitos países da Europa, a Alemanha está enfrentando uma profunda escassez de mão de obra qualificada. Em 2022, a escassez atingiu um recorde histórico: O Instituto de Pesquisa de Emprego (IAB) encontrou 1,74 milhões de vagas de emprego no país sem pessoas para preenchê-las.
No ano passado, a escassez de trabalhadores afetou quase metade de todas as empresas pesquisadas pelo Instituto de Pesquisa Alemão (IFO), sediado em Munique, forçando as empresas a desacelerarem suas operações.
Para lidar com essa situação, a Alemanha espera preencher essa lacuna com profissionais qualificados de fora da União Europeia, inclusive com brasileiros. No entanto, a burocracia acabou atrasando o processo de imigração do país.
No dia 1º de junho de 2024, a Alemanha introduziu um novo sistema de pontos, o chamado Opportunity Card (Cartão de Oportunidade), onde a Alemanha quer atrair trabalhadores qualificados do exterior e consequentemente controlar sua escassez de trabalhadores qualificados.
A estratégia da Alemanha é trazer uma abordagem semelhante ao que temos no Canadá e na Austrália, países majoritariamente conhecidos por atrair talentos internacionais.
Desde junho deste ano, os candidatos interessados em uma oportunidade de emprego na Alemanha e que não são pertencentes à União Europeia podem entrar no país com o chamado Opportunity Card.
Isso significa que não é mais necessário ter um contrato de trabalho, em vez disso, eles têm um ano para encontrar um emprego. A condição para obter o Opportunity Card é um mínimo de dois anos de treinamento vocacional, ou diploma de nível superior, além de conhecimento básico de alemão nível “A1” ou inglês avançado “B2”.
A alocação de pontos depende da experiência de trabalho, habilidades linguísticas, idade e vínculos anteriores com a Alemanha. Aqueles que são qualificados para um emprego em área de escassez de mão de obra recebem pontos extras.
A Alemanha está sofrendo com a escassez de mão de obra em centenas de ocupações diferentes, sendo uma excelente oportunidade para os brasileiros que buscam uma nova oportunidade no exterior.
É fundamental que os brasileiros interessados na Alemanha se concentrem nas áreas que estão com maior escassez de mão de obra, o que aumentará sua pontuação para o Opportunity Card, tal como suas chances de conseguir um emprego mais valorizado.
Para identificar quais são as profissões com maior escassez de mão de obra, vamos utilizar os dados da Shortage Occupation List que incluí uma grande variedade de profissionais em vários setores. Confira:
Segundo o ministro do Trabalho da Alemanha, Hubertus Heil, a Alemnha precisará de sete milhões de trabalhadores qualificados a mais até 2035, uma meta impossível de ser alcançada sem a imigração.
Os setores particularmente afetados incluem a saúde, alimentos e bebidas, além de uma grande escassez de especialistas em TI. Existem várias razões para essa escassez. A Alemanha tem uma sociedade envelhecida, com a geração baby boomer chegando à idade da aposentadoria.
Além disso, o país também sofre com as baixas taxas de natalidade, o que enfraquece ainda mais a população do país, tendo em vista que a população está envelhecendo e estão nascendo poucas pessoas por lá.
Em média, vagas de emprego na enfermagem geriátrica e na produção de materiais de construção permanecem em média 250 dias em aberto devido a falta de trabalhadores para preencher essas vagas.
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…
Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…
A leitura leva a pessoa ao conhecimento, a ter uma ótima gramática e também saber…