O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é um importante benefício concedido aos trabalhadores, principalmente para os nascidos do mês de abril, que serão os próximos a receber o dinheiro liberado pela modalidade.
Contudo, o benefício está totalmente incerto desde que o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em diversas falas, alegou que a modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia deve acabar por não compreender as regras gerais do próprio FGTS.
Segundo alegação de Marinho, o saque-aniversário desrespeita o Fundo de Garantia, que deve ser pago aos trabalhadores em momentos emergenciais, como uma demissão. Todavia, o trabalhador que adere ao saque-aniversário, perde justamente o direito de sacar os valores caso seja demitido.
Uma das perguntas que os trabalhadores mais estão se fazendo é se o saque-aniversário do FGTS vai ou não acabar. Bom, a ideia inicial do ministro do Trabalho era acabar com a modalidade.
Todavia, recentes atritos políticos no governo podem frustrar as vontades do ministro Luiz Marinho e a modalidade poderá continuar valendo para todos os brasileiros.
Fortes atritos podem ser percebidos quanto ao FGTS devido à primeira reunião do Conselho Curador do FGTS, que é um conselho formado por representantes do governo, empresas e trabalhadores.
Isso porque a primeira reunião marcada para acontecer no último dia 21/03 acabou não acontecendo, pois o governo ainda não conseguiu nomear seus representantes para o CCFGTS.
O motivo para isto está em uma briga interna entre integrantes do governo, que se posicionam de forma diferente sobre o futuro do FGTS, dentre eles o futuro do saque-aniversário.
Conforme reportagem apresentada por Míriam Leitão do portal O Globo, existe uma rixa interna do governo atrelado a lados políticos e uma briga na base aliada que também quer uma posição entre as cadeiras do CCFGTS.
Assim sendo, dependendo da movimentação do governo para nomeação daqueles que vão ficar à frente das cadeiras do governo no Conselho Curador do FGTS, o ministro do Trabalho, pode não conseguir vencer suas argumentações e o saque-aniversário poderá continuar normalmente.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…