Ficou determinado pelo Conselho Federal de Contabilidade que a partir deste ano os profissionais contábeis que não se encontram em dia com os CRCs regionais não poderiam realizar a transmissão da Escrituração Contábil Digital.
A medida veio como parte do projeto que visa a modernização das relações entre o Estado e o contribuinte, desta forma, foi desenvolvida para ins fiscais.
Como o bloqueio da transmissão da Escrituração Contábil Digital (ECD) ainda não está operando, a Receita alertou para que profissionais contábeis se regularizem nos requisitos para o envio.
O prazo para envio da Escrituração Contábil Digital (ECD) em 2023 se encerra no dia 31 de maio, ou seja, no mesmo dia que acaba o prazo para envio da declaração do imposto de renda.
Conforme o informado pelo Conselho Federal de Contabilidade, em 2022 vários profissionais contábeis foram notificados sobre suas pendências.
Também foi informado que os profissionais receberam os avisos referentes a inaptidão profissional através do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).
Desta forma, ocorreu um tempo para os profissionais conseguirem realizar a regularização da sua documentação junto ao CRC do seu estado.
Visando modernização e segurança, a parceria entre a Receita e o CRC possibilitou a criação de um sistema, o SVAD, visando verificar as assinaturas contidas na estrutura da ECD.
Por meio do sistema são analisadas as informações, apurada a inaptidão do profissional conforme a escrituração, sendo possível também cruzar os dados informados na ECD com demais obrigações contidas no SPED.
Por do Sistema Validador de Assinatura Digital (SVAD) é possível realizar a análise de determinados códigos, sendo eles:
Os códigos rastreáveis são relativos a:
A Escrituração Contábil Digital (ECD) é uma ferramenta eletrônica que possibilita o armazenamento e o envio das informações contábeis, tais como livros, documentos, registros e outras informações contábeis, para a Receita Federal do Brasil (RFB) por meio de dispositivos eletrônicos.
Ela foi criada visando tornar mais ágil e eficiente o processo de envio de informações contábeis para a Receita Federal do Brasil.
A ECD possibilita que as empresas enviam seus livros contábeis e outras informações para a RFB de forma segura, rápida e fácil.
Além disso, a ECD permite que as empresas cumpram todas as exigências legais e tenham acesso a informações contábeis precisas e atualizadas.
A ECD também permite que as empresas gerenciem sua contabilidade de forma mais eficiente. Os livros contábeis podem ser organizados digitalmente, permitindo que sejam acessados de qualquer lugar a qualquer momento. Além disso, a ECD oferece recursos que permitem a empresa monitorar e gerenciar suas finanças de forma mais eficiente.
O prazo para envio da Escrituração Contábil Digital (ECD) em 2023 se encerra no dia 31 de maio e não realizar o envio acarreta multa.
Afinal, se o contribuinte perder o prazo para a entrega da Escrituração Contábil Digital (ECD) à Receita Federal do Brasil, será necessário pagar uma multa por atraso de entrega.
O valor da multa é fixado em 0,33% ao dia de atraso, limitada a 20% do imposto devido, calculado sobre o total da base de cálculo do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Além disso, o contribuinte pode ser impedido de aproveitar créditos de tributos federais e estaduais, bem como da declaração de Imposto de Renda.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…