Muitos alimentos podem causar verdadeiros estragos na nossa saúde. Principalmente se forem consumidos de forma inadequada ou em estado bruto. Um levantamento realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que 600 milhões de pessoas no mundo adoecem após consumirem alimentos contaminados. Um dado alarmante aponta que desse total, 420 mil delas morrem todos os anos.
Um dos alimentos que você precisa ter maior cuidado é o peixe. A presença de toxinas naturais, contaminantes e parasitas em alguns peixes pode causar doenças e até mesmo ser fatal.
O ovo também pode causar problemas de saúde, principalmente se for consumido cru. Devido à presença de bactérias patogênicas, como a Salmonella, que podem estar tanto na casca quanto no interior do ovo, podem causar intoxicação alimentar. No texto a seguir, selecionamos 7 comidas que podem ser fatais para a sua saúde.
O feijão-vermelho pode causar problemas de saúde em algumas pessoas, especialmente se não for cozido corretamente. Embora o feijão-vermelho não contenha glúten, ele pode ser cultivado em áreas onde o glúten está presente, o que pode causar problemas para pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.
Você deve colocar os feijões em uma tigela grande e cobrir com bastante água. Deixe de molho por pelo menos 8 horas ou durante a noite. Depois, ferva por 10 minutos antes de cozinhá-lo em fogo baixo por 45 a 60 minutos.
Leia também | As 10 frutas que vão te ajudar a viver mais
As amêndoas e as castanhas-de-caju são consideradas alimentos saudáveis e nutritivos, ricas em gorduras boas, proteínas, fibras e diversos minerais. No entanto, como qualquer outro alimento, seu consumo em excesso pode trazer alguns malefícios para a saúde.
O óleo urushiol da castanha, mesmo que ingerido em pequenas quantidades, pode causar alergias e inflamações no corpo. O exagero no consumo pode ter um efeito no organismo, considerado fatal.
A farinha de trigo pode ser perigosa para algumas pessoas, especialmente se consumida em excesso ou se for refinada. A farinha de trigo refinada tem um alto índice glicêmico, o que significa que libera açúcar rapidamente na corrente sanguínea, levando a picos de glicose e insulina.
O processo de moagem da farinha de trigo ou branqueamento dela não elimina as bactérias que causam intoxicação alimentar, como Escherichia coli e Salmonella. Isso pode levar a pessoa a ter sintomas como febre, diarreia, vômito e até infecções urinárias.
O consumo de ostras pode apresentar riscos à saúde e, em alguns casos, ser fatal. Isso se deve principalmente à capacidade das ostras de filtrar a água do mar, acumulando em seus tecidos bactérias, vírus e toxinas presentes no ambiente marinho.
Vírus como o norovirus podem causar doenças gastrointestinais graves, com sintomas como diarreia, vômitos e dores abdominais.
A mandioca é um alimento básico em muitas culturas, especialmente em regiões tropicais. No entanto, é fundamental distinguir entre a mandioca-brava e a mandioca-mansa. Enquanto a mandioca mansa é amplamente consumida após o devido preparo, a mandioca brava pode ser fatal se ingerida crua ou mal cozida.
A mandioca-brava contém glicosídeos cianogênicos, substâncias que, ao serem processadas pelo organismo, liberam ácido cianídrico, um veneno potente. O cianeto bloqueia a respiração celular, levando a danos em diversos órgãos e, em casos graves, à morte.
A ideia de que ovos podem ser fatais à saúde é um exagero. Na verdade, os ovos são uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, e fazem parte de uma dieta saudável quando consumidos de forma adequada. No entanto, os ovos podem apresentar alguns riscos se não forem manipulados e preparados corretamente.
A Salmonella é uma bactéria que pode contaminar os ovos, principalmente a casca. Se um ovo contaminado não for bem cozido, a bactéria pode causar uma infecção alimentar, com sintomas como diarreia, febre e dores abdominais.
Você deve ter muito cuidado ao consumir o peixe baiacu. Esse peixe tem fama de ser um dos mais venenosos do mundo. Esse perigo existe na presença de uma neurotoxina chamada tetrodotoxina. Essa substância é cerca de 1.200 vezes mais potente que o cianureto e não tem antídoto conhecido. A tetrodotoxina concentra-se principalmente nos órgãos internos do peixe, como fígado, ovários, testículos e pele.
Os sintomas da intoxicação por tetrodotoxina começam geralmente 10 a 45 minutos após a ingestão e podem incluir:
Detalhe, a preparação do baiacu não pode ser feita por qualquer pessoa, isso porque exige um treinamento rigoroso e licença especial, pois qualquer erro na remoção das partes venenosas pode resultar em intoxicação fatal.
É importante ressaltar que a maioria dos alimentos, quando consumidos de forma equilibrada e preparados corretamente, fazem parte de uma dieta saudável.
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena concurso 2.811, o primeiro da loteria em 2025,…
Ótimas notícias para quem busca o ensino superior! O Ministério da Educação (MEC) anunciou que…
Desde quarta-feira (1º ) até o meio-dia desta sexta-feira (3), o Ministério da Defesa registrou…
Ter um ótimo salário é o desejo da maioria dos trabalhadores, mas por acaso você…
Os trabalhadores nascidos em janeiro podem retirar os recursos do saque-aniversário do Fundo de Garantia…
Parece que a TV aberta vai também se render ao dorama, embora não seja a…