A partir de 2025 o alistamento militar no Brasil começará a mudar, as mulheres vão poder se alistar de maneira similar aos homens, entretanto, o alistamento feminino será voluntário e não obrigatório.
Serão milhares de vagas apenas para mulheres nascidas em 2007, sendo as pessoas que vão completar 18 anos no próximo ano. As alistadas que forem selecionadas vão poder servir o Exército e a Força Aérea na patente de soldado e na Marinha como marinheiro-recruta.
Os salários do serviço militar inicial giram são menores que salário-mínimo + a passagem, a alimentação é na organização militar.
Atualmente as mulheres já podem servir às Forças Armadas com Cabo (temporário), Sargento (de carreira e temporário) e como oficiais (de carreira e temporário). Existem diversas oportunidades para o público feminino, além do alistamento militar.
As oportunidades nas forças armadas atualmente são de nível técnico, apenas nível fundamental, médio, médio técnico e superior. Essas oportunidades pagam remunerações maiores do que o serviço militar inicial, mas algumas também são temporárias.
Como mostramos, já existem vagas para mulheres nas forças armadas, o que mudou é o alistamento, antes não existia o efetivo feminino no serviço militar inicial como soldado-recruta.
Leia também | Serviço Militar Obrigatório: Vale a pena ser voluntário?
Quantas vagas? Serão 1.500 vagas distribuídas por todo Brasil nas três forças militares.
Quando se alistar? Entre os meses de janeiro e junho de 2025 acontecerá o alistamento, a incorporação das selecionadas acontecerá em 2026.
Quanto tempo durará? O serviço militar tem duração de 12 meses, podendo ser renovado a cada um ano até o prazo máximo de 8 anos.
Vale a pena? Se você está estudando e tem um trabalho ou tem uma vida financeira confortável, o serviço militar inicial talvez não seja a melhor opção. O salário é baixo, o engajamento não é certo e o trabalho é pesado.
Para viver uma experiência melhor como militar, o recomendado é realizar um concurso ou passar pelo processo seletivo temporário para cabo, sargento ou tenente, ao invés do alistamento militar feminino como soldado.
Leita também | Concursos militares: 6 provas que abrem todo ano
Não. Somente as nascidas em 2007, que residam nos municípios listados no Plano Geral de Convocação, que será publicado até 30 de novembro de 2024, no Diário Oficial da União.
Mais informações sobre o serviço militar feminino serão liberadas no final deste mês, quando será possível saber quais são as mulheres que vão poder realmente se alistar, segundo as cidades.
Muito se tem falado da escala de trabalho 6x1, que virou debate entre os políticos…
Já pensou que algumas das profissões mais tradicionais podem estar com os dias contados? Pois…
Estudar em Londres é um sonho, não é? Mas para muitas, a ideia de fazer…
Para muitos, a aposentadoria é um sonho de descanso após anos de trabalho duro. Mas,…
Procurar emprego pode ser desafiador, mas, com o LinkedIn, esse processo pode se tornar mais…
Neste mês de novembro se iniciam os pagamentos do Décimo Terceiro Salário do INSS (Instituto…