No dia a dia precisamos sempre estar atento a tudo e guardar várias informações em nossa mente. A memória é um aspecto fundamental da nossa vida cotidiana. Mas tem momentos em nossa vida que esquecemos onde colocamos as chaves do carro ou nome de alguém importante.
O mundo atual exige que tenhamos uma excelente memória. Mas para não vivermos esquecendo as coisas, precisamos de uma alimentação saudável. Neste texto, vamos explorar alguns alimentos que podem ajudar a melhorar a memória e o desempenho cognitivo.
O salmão é um peixe rico em ômega 3, uma gordura saudável com ação antioxidante e anti-inflamatória, que melhora as funções dos neurônios e protege as células do cérebro contra os radicais livres, melhorando a memória e o raciocínio.
Outros peixes, como o atum ou o carapau, também possuem este importante nutriente, sendo igualmente benéficos para a saúde cerebral.
O chocolate amargo é um bom remédio para a sua memória. Os flavonoides presentes no chocolate amargo têm o poder de melhorar o fluxo sanguíneo cerebral. Isso contribui para o bom funcionamento do cérebro, incluindo a memória e a concentração.
O chocolate amargo, preferencialmente com mínimo de 70% de cacau, é rico em teobromina, catequinas e epicatequinas. Esses compostos bioativos possuem ação antioxidante e vasodilatadora. Melhora a circulação sanguínea no cérebro estimula a função cognitiva e a memória.
As nozes são fontes de ácido graxo alfa-linolênico, um tipo de ômega 3 associado à saúde das artérias, sendo um excelente remédio para a sua memória. Contém vitamina E, que protege as células cerebrais saudáveis contra o envelhecimento e o esquecimento.
Para quem quer ter uma ótima memória precisa incluir em sua dieta o ovo. Ele possui ácido fólico e vitamina B12. Sua gema é rica em colina, uma substância que pode ajudar a evitar o declínio mental associado ao envelhecimento, prevenindo problemas como a demência ou a doença de Alzheimer.
A colina também pode ser encontrada, em carne de fígado, brócolis, couve-flor ou bacalhau.
Por ser rico em vitamina K, essencial na produção de esfingolipídios, um tipo de gordura encontrada em altas concentrações no cérebro, o espinafre é ótimo para manter a memória em dia.
O espinafre também contém vitamina C e betacaroteno, nutrientes com propriedades antioxidantes que ajudam a proteger as células do cérebro contra os danos causados pelos radicais livres.
Leia também | Veja 6 benefícios do chuchu para a sua saúde
Você sabia que pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão, realizaram um estudo que comprova que um dos componentes presentes no café é capaz de melhorar a memória e a cognição.
Segundo a pesquisa, a trigonelina, um alcaloide vegetal encontrado no café, no rabanete e na semente de feno-grego, é excelente para a nossa memória.
Desta forma, o café é uma boa escolha para a memória por também ser rico em cafeína, um composto bioativo que estimula o sistema nervoso, aumentando a concentração e reduzindo o cansaço. Segundo especialistas, o ideal é consumir até 4 xícaras de café coado no dia.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…