Chamadas

Anemia: conheça os sintomas e como tratar

A anemia é uma condição em que a quantidade de hemoglobina nas hemácias é alterada, causando sintomas como fraqueza, falta de apetite, palidez da pele e dos olhos e perda de memória.

Uma das causas da anemia pode ser a má alimentação e alterações genéticas. Mas também o uso de determinados medicamentos pode também causar a doença. Os médicos também alertam que situações que diminuem a absorção de nutrientes, como doença celíaca e cirurgia bariátrica, também podem causar a anemia.

Tipos de anemia

Existem vários tipos de anemia, cada um com suas próprias causas e características. Alguns dos principais tipos são:

Anemia ferropriva: É um dos tipos mais comuns de anemia e ocorre principalmente devido à diminuição do consumo de alimentos ricos em ferro, como carne vermelha, ovo ou espinafre. 

Em casos de uma hemorragia ou menstruação severa, devido à perda de ferro pelo sangue, pode causar anemia.

Anemia falciforme: É um tipo de anemia caracterizada pela alteração no formato das hemácias, que ficam com a forma de foice ou meia lua. O que pode interferir na quantidade de hemoglobina que pode estar presente dentro das hemácias. 

Neste caso, a pessoa vai sentir cansaço excessivo, palidez, dor generalizada, inchaço dos pés e das mãos e olhos e pele amarelados.

Anemia megaloblástica: Este tipo de anemia ocorre devido à diminuição da ingestão da quantidade de vitamina B12 ou ácido fólico. É mais comum em pessoas que seguem uma alimentação vegetariana, ou pode ser consequência do uso de alguns medicamentos.

Existem as anemias carenciais, anemias inflamatórias ou de doenças crônicas, talassemias, anemias sideroblásticas, anemia aplásica, anemias hemolíticas e anemia das doenças endócrinas.

Leia também | 7 dicas importantes para você melhorar da gripe

Tratamento

Para tratar a anemia é preciso estar atento que ela varia de acordo com a causa e pode incluir melhora dos hábitos alimentares, injeções, uso de suplementos ou transfusão de sangue em alguns casos.

Será necessário fazer uma avaliação clínica e exames físicos, que serão recomendados por um médico. O profissional vai observar se o paciente demonstra sinais de palidez, alterações de pele, taquicardia e dispneia, no caso das anemias mais graves. Além disso, exames laboratoriais também auxiliam no diagnóstico.

Fique ligado:  o diagnóstico e o tratamento da anemia devem ser orientados por um médico. Se você suspeita que pode ter anemia, não faça automedicação. Procure atendimento médico.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

5 situações que a revisão pode aumentar o valor da aposentadoria em 2026

Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…

1 semana atrás

Faculdade para se formar rápido? Veja os cursos mais rápidos do Brasil

Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…

2 semanas atrás

15 doenças mais ‘fáceis’ se aposentar pelo INSS

Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…

2 semanas atrás

11 doenças na coluna que podem dar direito a aposentadoria em 2026

Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…

2 semanas atrás

15 países com os melhores sistemas de aposentadoria do mundo

O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…

2 semanas atrás

Aposentadoria por obesidade: Consulte se você tem direito

A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…

2 semanas atrás